14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sousel: Inaugurada a exposição “Da pedra ao tablet” que estará patente até ao dia 25 de Abril (c/som e fotos)

"Da pedra ao tablet" – Evolução dos suportes de escrita é nome da mais recente exposição que foi inaugurada na passada terça-feira, dia 21, na Biblioteca Municipal Dr. António Garção em Sousel.

A exposição vai estar patente até ao dia 25 de Abril e integra-se na Feira do Livro que está integrada nas comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino da Vila de Sousel, concedido pelo rei D. Manuel, no dia 13 de fevereiro de 1515. O Foral Manuelino de Sousel é um documento histórico que importa preservar e divulgar, pois constitui um símbolo da identidade da vila, ao mesmo tempo que perspetiva o futuro, sendo indispensável para o conhecimento do passado histórico das gentes de Sousel.

Marta Carujo, vice-presidente da Câmara de Sousel, refere à Rádio Campanário que esta exposição pretende que “as crianças e o público em geral perceba a evolução na forma como comunicamos, desde a pedra ao tablet. É muito importante para que as crianças consigam perceber as transformações dos nossos antepassados uma vez que agora têm muito mais presente o tablet”.

“Quisemos dar a conhecer e a recordar algumas destas evoluções” que contribuíram para forma como nós hoje comunicamos, diz Marta Carujo que “apesar das dificuldades que todos nós passamos e o município de Sousel também não é alheio a essas dificuldades embora não quisemos deixar  de realizar mais uma vez esta iniciativa, porque acreditamos que uma criança que explore um livro e que adquira um livro cresce e é certamente uma criança mais inteligente no futuro”.

Susana Farinha, bibliotecária  e oradora na exposição “Da pedra ao tablet” refere que “o objectivo principal é dar a conhecer a evolução dos suportes de escrita, o homem sempre teve necessidade de comunicar, tendo começado a comunicar através dos desenhos nas cavernas”. Susana diz ainda que o “homem sempre teve a capacidade e a necessidade  de melhorar aquilo que está a fazer” verificando-se todas as transformações que passaram pela pedra, papiro, pergaminho, o papel e agora o tablet.

Populares