15.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vinhos Alentejanos dominam as exportações em 2014 (c/som)

Os Vinhos Alentejanos tiveram um aumento de 5% na sua exportação em 2014, são dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Cerca de um terço da produção exportada que ronda os 29% teve como mercado europeu o seu destino final. Os restantes 71% seguiram para fora da União Europeia.

Segundo os número da CVRA mais de 20 milhões de litros de vinho engarrafado e certificado vai para exportação. Existem vários mercados sendo que o maior volume das exportações vai para fora da União Europeia. Angola regista um crescimento na ordem dos 5%, o Brasil 15% e os Estados Unidos da América 6%. Relativamente aos países da União Europeia a aumento foi na casa dos 7%, face a igual período do ano passado.

A presidente da CVRA, Dora Simões, diz à Rádio Campanário que “a maioria dos vinhos são exportados para fora da União Europeia. A região do Alentejo tem no perfil dos vinhos uma qualidade diferenciada, penso que muita gente que independentemente de saber provar, de conhecer muito sobre vinhos ou não, é vulgar provar um vinho Alentejano e saber que está a beber vinho Alentejano pelas suas características”.

Dora Simões acaba por dizer que é a “preservação do património das castas da região, as condições climatéricas que ajudam a traçar todo este perfil de vinho que é produzido na região que o caracterizam”.

“São vinhos com um determinado volume, com uma qualidade geralmente boa, não tem muitas variações o que permite manter o nível e a qualidade da produção”Dora Simões realça ainda o facto do vinho alentejano estar "nas várias categorias de preço", fruto do trabalho incansável dos agentes económicos. "Consegue ter um segmento, digamos assim, mais económico, de qualidade regular, mas consegue também atingir muito bons valores no topo de gama", remata.

Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de vinha 20 670,68 hectares, sendo que a área total da vinha aprovada é de 14 437,15 hectares.

Populares