10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Suposta queimada descontrolada provoca incêndio e invade terrenos vizinhos em Rio de Moinhos (c/som e fotos)

Um incêndio de grandes proporções devastou esta quarta-feira, dia 19 de outubro, uma vasta área de mato na Herdade da Carneira, localizada na Freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta foi dado cerca das 15h25.

Este incêndio que mobilizou 29 bombeiros e 9 veículos, ficou dominado cerca das 17h30, continuando, no entanto, ações de vigilância nas próximas horas.

A combater o incêndio cujas causas estão a ser apuras, estiveram as corporações de bombeiros de Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Alandroal, a Força Especial de Bombeiros e ainda a GNR.

Em declarações à Rádio Campanário, o Oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Évora da GNR, Capitão Ricardo Samouqueiro, referiu que se tratou presumivelmente de um incendio em resultado de uma queimada, estando neste momento os militares a proceder à investigação a fim de se apurar se se trata de uma queimada com autorização, “e o que é que levou a que esta queimada se descontrolasse e passasse para o terreno do vizinho”.

Instado sobre nos últimos dias, terem vindo a ocorrer um grande número de incêndios em resultado de queimadas, o Capitão Ricardo Samouqueiro expressa que de facto “tem havido um aumento de situações, pequenos focos de incêndio originados, que por queimas de sobrantes, quer por queimadas, algumas delas não autorizadas, que carecem de investigação”.

Acrescenta que “terminou o período critico em 15 de outubro, que foi prolongado devido às condições atmosféricas atípicas para esta altura do ano e existe uma ansiedade dos cidadãos em procederem a essas queimas e muitas vezes descuram as condições de segurança”.

Populares