34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Sustainable Stone by Portugal” prevê cerca de 13,5 M€ para os Mármores Alentejanos

“Sustainable Stone by Portugal – valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado” é a designação da “Agenda Mobilizadora”, promovida pelo grupo “Cluster dos Recursos Minerais”, com um investimento previsto de 53,8 milhões de euros, avança o Jornal de Leiria.

Segundo o jornal, este é um projeto que envolve mais de 50 empresas, submetido a apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como principal objetivo “potenciar o relevante trabalho mobilizador e agregador que tem sido realizado no contexto do sector da pedra natural, para a criação de uma nova geração de produtos e processos produtivos, fortemente disruptivos e inovadores”.

O projeto tem a duração estimada de 36 meses, com início previsto para janeiro do ano que vem e término em 31 de dezembro de 2024.

Liderado pela Solancis, de Alcobaça, tem como entidade gestora o Cluster dos Recursos Minerais. Envolve no total 50 entidades, das quais 20 empresas da área da pedra natural, grande parte delas da região de Leiria; dez empresas de tecnologia e software; 13 entidades do sistema científico e tecnológico, universidades e politécnicos; e duas entidades públicas, entre elas o Município de Porto de Mós.

Centrado sobretudo na região de Leiria, O “Sustainable Stone By Portugal” pretende investir 53,8 milhões de euros no setor da Pedra Natural, sendo que para o Alentejo está destinado 25% deste valor, que equivalem a 13.450 milhões euros.

Populares