15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Temperaturas acima dos 45 graus evaporam o aguaceiro previsto para os próximos dias

Portugal está a passar por uma onda de calor intensa, com temperaturas acima dos 40 graus. Nos próximos dias, entre segunda e terça-feira, 11 e 12 de julho, mesmo com as altas temperaturas, há previsão de ocorrer aguaceiros acompanhados de trovoada.

Mesmo sendo esperados aguaceiros, estes não serão sentidos pelos moradores do Alentejo, pois com as temperaturas máximas acima dos 45 graus Celcius, a hipótese é dessa água evaporar antes de tocar o solo.

A meteorologista do Instituto Português e do Mar e da Atmosfera (IPMA) é quem afirma que a população pode “contar com temperaturas máximas acima dos 45 graus celsius na região do Vale do Tejo e Alentejo”

Para além da região alentejana, o Norte também terá a ocorrência dessas chuvas, que podem “ser acompanhados de trovoada. É uma precipitação muito dispersa que pode mesmo não chegar ao solo. A água pode evaporar-se antes de chegar ao solo”, como afirma a representante meteorológica do IPMA.

Este fenómeno é recorrente em algumas regiões do Alentejo, como em Castelo Branco, mas duram pouco tempo. “Este episódio já começou na semana passada. Contamos com dez dias. É muito longo, estas temperaturas muito perto do litoral não é uma situação normal”, referiu a meteorologista

O país inteiro está a vivenciar um período de “instabilidade atmosférica”, e há uma grande probabilidade de toda a área nacional ser colocada em aviso laranja pelo IPMA, podendo também ser elevado a vermelho em alguns distritos.

Para ler o artigo na íntegra, aceda aqui

Fonte: Jornal Público

Populares