16.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Temperaturas altas estão de regresso…Semana arranca com máximas de 39 graus no Alentejo!

A semana arranca com calor e temperaturas a rondar os 40 graus.

Esta semana o estado do tempo será influenciado pelo posicionamento do anticiclone dos Açores, localizado a sul do arquipélago, e por uma região depressionária centrada nas ilhas britânicas. O efeito conjugado induz um fluxo de oeste, com componente marítima, que permitirá às temperaturas no litoral Norte e no Centro serem mais amenas mas ligeiramente abaixo dos valores usuais para a época. A sul do sistema Montejunto – Estrela as temperaturas deverão estar acima do usual para este período. Não é de excluir que possa ocorrer alguma precipitação fraca no Minho e Douro litoral no final da semana.

A semana arranca  com uma nova subida generalizada das temperaturas em todo o território, com muitos locais a terem subida das máximas até 5°C, mas com a sua descida na terça-feira, mantendo-se depois estáveis até final da semana todo o país. A exceção na descida das temperaturas é a zona do Algarve, onde as temperaturas deverão manter-se elevadas toda a semana.

Assim, de acordo com o IPMA, a temperatura máxima deverá variar entre 28°C e 36°C no interior Norte e Centro, entre 33°C e 40°C na região Sul, entre 22°C e 28°C na zona litoral Oeste e entre 30°C e 39°C na zona litoral Sul. A temperatura mínima oscilará entre os 13°C e os 19°C, exceto no litoral do Sotavento Algarvio, onde se deverão verificar noites tropicais, ou seja, com a temperatura mínima igual ou superior a 20°C.

Devido à persistência de temperaturas máximas elevadas na zona Sul, existe uma probabilidade elevada de emissão de avisos de tempo quente no início da semana.

Beja e Évora chegam esta segunda-feira aos 39 graus de máxima e Portalegre aos 36 graus.

Populares