8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Terena: Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, no próximo fim-de-semana

Decorre entre os dias 2 e 5 de abril, a Festa de Nossa Senhora da Boa Nova.

Trata-se da maior romaria do todo o Alentejo, que tem o seu ponto alto no Domingo de Pascoela, quando, quase ao sol-posto, Santa Maria de Terena emerge da porta do Seu Santuário, rumo a uma multidão que a espera, silenciando-se e mudamente desfila nas suas mãos o rosário que não teme em mostrar, numa muda prece, quebrada unicamente pelo som dos instrumentos musicais que acompanham a sua caminhada em direção à vila de Terena.

Chega-se ao cruzeiro do Santuário, e ao encontrar-se Pedro com Maria, já noite bem cerrada, as duas procissões de origens tão diversas, encontram-se e, após uma curta reflexão oral, normalmente orientada pelo Capelão e Reitor do Santuário, caminham numa só fila, num só caminho, para a Igreja Matriz de Terena.

A chegada é o anúncio de que Santa Maria de Terena, traz a Boa Nova de novo à vila e aos seus habitantes. Um vistoso fogo-de-artifício anima a chegada e saúda a Virgem da Boa Nova, como que numa retribuição da visita e da alegria que a mesma proporciona.

À noite, no jardim público e de forma gratuita, anima-se a noite. Dança-se e ouve-se música, regressando a romaria às origens quando se pernoitava nas ruas e nas carroças, esperando o raiar da segunda-feira, porque para os romeiros da Boa Nova, tudo acaba unicamente com o regresso da sua Virgem, ao Santuário que lhe deu nome.

E na segunda-feira, um mar de peregrinos, talvez ainda mais que no domingo, bem cedo, rumam à Igreja Matriz, para acompanharem o regresso da Senhora da Boa Nova, e quiçá lembrarem algumas das necessidades, tristezas e alegrias porque passaram.

Mas o programa da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova começa dia 2 de abril com alvorada de morteiros, e às 12h00, missa no Santuário. Pelas 15h30, chegada da VII Edição do Passeio Solidário em Bicicleta Seixal – Terena 2016. À noite, baile no Jardim Público de Terena com o organista Tiago Miguel.

No domingo, pelas 10h30, celebração da Eucaristia na Capela de Santo António e ao pôr-do-sol, Nossa Senhora da Boa Nova deixará o seu Santuário para ser conduzida em Procissão de velas até à Igreja Matriz de Terena, onde durante o percurso terá lugar o emotivo encontro com sermão pregado pelo Cónego Mário de Oliveira.

Pelas 22h30, baile no Jardim Público de Terena, com o organista João Realista.

Na segunda e terça-feira, prosseguem as celebrações religiosas. Na segunda-feira pelas 11h00, procissão que levará de regresso Nossa Senhora da Boa Nova para o seu Santuário e às 16h30, concerto com a Banda do Centro Cultural de Alandroal. Na terça-feira pelas 17h00, missa no Santuário em memória de todos aqueles que foram membros da antiga Comissão de Festa ou da confraria de Nossa Senhora da Boa Nova.      

Populares