15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tiago Salgueiro apresentou livro “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, no Castelo de Vila Viçosa (c/som e fotos)

Depois de mais de três anos de trabalho foi apresentado na tarde de sábado, 14 de junho, o livro “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, de Tiago Passão Salgueiro. 

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia que decorreu no Castelo de Vila Viçosa e falou com o autor da obra.

Tiago Salgueiro explica que o livro resulta de um estudo de mais de três anos, “o que tentei fazer foi uma investigação das cercas do início do século XVI, de fortificações que eram importantes para fazer compreender a evolução urbana de Vila Viçosa e sobretudo para justificar o fato dos Duques estarem sempre muito atentos a estas inovações, num período de mudança, de transição”.

O autor acrescenta “os castelos medievais já não eram eficazes em termos de proteção dos aglomerados urbanos e era necessário proceder à conquista de novos recintos fortificados que fossem mais eficazes a ataques de artilharia”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Tiago%20Salgueiro%20fortificacoes16junho14.MP3{/play}

Para além do livro “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, Tiago Salgueiro já editou“ Do Japão para o Alentejo”, no âmbito dos trabalhos de investigação decorrentes da sua atividade profissional no Museu Biblioteca da Casa de Bragança, sobre a presença da Embaixada Tensho que, vindo do Japão, passou por Vila Viçosa e aqui permaneceu durante quatro dias, no Paço Ducal, na corte de D. Teodósio II.

Populares