15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Todos os distritos do Alentejo afetados pelo Surto de Língua azul

A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é obrigatória para reprodutores.

De acordo com a informação avançada pela CAP- Agricultores de Portugal, ao longo das últimas semanas a DGAV tem atualizado a área geográfica afetada pelo serotipo 4 do vírus da língua azul, que tem alastrado a diversas regiões. 

Desde Julho que a DGAV, através dos seus Editais, tem atualizado com frequência, os concelhos afetados pela Febre Catarral Ovina (Língua Azul), nomeadamente no sentido de reforçar as medidas de vigilância e vacinação.

De acordo com a mesma fonte, a vacinação obrigatória do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução – a partir dos 3 meses de idade – tem sido a medida mais eficaz para controlar a doença. Neste caso a vacina é fornecida pelo Estado às Organizações de Produtores Pecuários (OPP) cujos médicos veterinários procedem à aplicação. A DGAV aconselha ainda, sempre que possível, a vacinação voluntária dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

A área geográfica afetada pelos serotipos 1 e 4 do vírus da língua azul (S1-4) é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve.

De acordo com o Edital nº 65, a área geográfica afetada pelo serotipo 4 do vírus da língua azul (S4), onde é obrigatória a vacinação do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 3 meses de idade, nos distritos e concelhos indicados na tabela seguinte:

Região/DSAVR

Distritos

Concelhos

 

 

 

 

 

 

CENTRO

Castelo Branco

Todos

 

Coimbra

Arganil

Oliveira do Hospital

Tábua

 

Guarda

Gouveia

Fornos de Algodres

Seia

 

 

Viseu

Carregal do Sal

Castro Daire

Nelas

Tondela

Viseu

Santarém

Todos

LISBOA E VALE DO TEJO

Setúbal

Todos

ALENTEJO

Todos

Todos

 

Fonte: CAP

Populares