18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Todos saíram vencedores” – Gala celebra excelência dos Vinhos do Alentejo. Juiz Dr. Pedro Luiz de Castro.

Realizou-se no Hotel Vila Galé, em Évora, a 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024“. Organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo (CEA) com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o evento celebrou os melhores vinhos da região.

O concurso contou com a participação de 123 vinhos provenientes de 45 produtores, abrangendo todas as áreas e sub-regiões vitivinícolas do Alentejo. Estes vinhos foram avaliados por um painel de 15 jurados, com a avaliação rigorosamente monitorizada pelo IVV – Instituto da Vinha e do Vinho. Os vencedores foram anunciados durante o jantar de gala, que incluiu a entrega dos galardões.

Os vinhos foram distinguidos com medalhas de ouro, prata e bronze nas categorias de tinto, branco e rosé e “Prémios Grande Ouro. Além destas distinções, alguns vinhos receberam menções honrosas.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Juiz da Confraria dos Enófilos do Alentejo Dr. Pedro Luiz de Castro, sobre esta noite memorável. “Foi uma grande noite, uma grande gala em que todos saíram vencedores. O sorriso e a alegria presentes nesta noite destacam a importância dos vinhos do Alentejo, já reconhecidos como uma pedra angular do turismo na região,” destacou o Juiz da Confraria.

“Produzir vinho é uma tarefa difícil, enfrentando as inclemências do tempo ao longo do ano agrícola, desde o fim das vindimas em setembro e outubro até o início das novas vindimas em julho e agosto. Os produtores do Alentejo conhecem bem estas dificuldades e, ano após ano, esforçam-se para criar vinhos cada vez melhores. É necessário reconhecer e parabenizar todos aqueles que se dedicam a este setor dos.”

“Esta gala introduziu novas regras para os concursos dos vinhos do Alentejo, destacando a importância de todos os produtores sentirem que este concurso lhes pertence. Apesar de ser organizado por nós, o concurso é dos produtores. É crucial que todos compreendam que este evento promove os seus vinhos, mesmo os que habitualmente não participam também beneficiam dos resultados e do prestígio alcançado por aqueles que concorrem,” afirmou ainda.

“Este ano, fomos reconhecidos como um concurso oficial pelo IVV, que nos auditou durante o evento para garantir a conformidade com as práticas de confidencialidade e outros parâmetros administrativos, esta auditoria eleva o nível de responsabilidade do concurso,” explicou.

“Sobre a seleção dos vinhos premiados, tivemos 123 vinhos avaliados por 15 provadores em sessões de cinco. Os vinhos que obtiveram mais de 92 pontos passaram à final. A elevada qualidade dos vinhos fez com que 24 deles alcançassem a pontuação máxima, necessitando de uma segunda sessão para escolher os melhores dos melhores,” concluiu.

A Rádio Campanário esteve presente no evento, testemunhando e registando todos os momentos de uma gala que celebra e promove a excelência dos vinhos do Alentejo.

Populares