32.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Encontro Ibérico de Poesia em V. Viçosa para “dar voz aos Poetas locais e preservar a cultura da Raia”, diz Artur Pinheiro(c/fotos)

Vila Viçosa, 15 de junho de 2024 – A sede da Universidade Sénior de Vila Viçosa, foi na manhã deste sábado palco de uma sessão especial do Encontro Ibérico de Poesia, integrado no festival Sons do Guadiana.

O Sons do Guadiana é um festival de expressões culturais que, a partir do imaginário do rio, promove momentos de partilha e de boas relações entre Portugal e Espanha. No âmbito deste festival, realiza-se este ano um Encontro Ibérico de Poesia, que inclui passagem por vários Municípios do Alentejo, entre eles Vila Viçosa.

A Rádio Campanário este presente e falou com Artur Pinheiro, da AIAR- Associação de Desenvolvimento pela Cultura, Associação sediada em Elvas, que a propósito deste encontro referiu “este encontro tem como objetivo desconcentrar aquilo que são as atividades culturais que estão à disposição, não só do público local mas também de turistas, aproximando Portugal e Espanha através da cultura.”

O promotor explica que “foram estabelecidas cinco parcerias com municípios alentejanos e com o Ayuntamiento de Badajoz assim como com outras entidades públicas” evidenciando o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O Encontro, para além de ter como premissa preservar a identidade cultural da Raia pretende “dar a oportunidade a que estes Poetas possam mostrar o seu trabalho” frisou Artur Pinheiro que sublinhou a imensa alegria da organização em verificar o entusiasmo destes artistas ao participarem nas atividades.

“É muito gratificante realizar um evento cultural e termos a participação do público que no fundo são a essência do Festival” salientou ainda o organizador que referiu também as múltiplas atividades que o festival tem ainda para oferecer nomeadamente sunsets, várias sessões de poesia, espetáculos musicais e, como novidade, uma instalação cultural e gastronómica através de 30 poemas, quatro de autores portugueses , espalhados por restaurantes dos concelhos que integram o festival e que vão possibilitar aos seus clientes um conhecimento da Poesia de Países da União Europeia.

Artur Pinheiro conclui definindo o festival Sons do Guadiana e este Encontro ibérico de Poesia como “uma criação de um desassossego cultural .”

Populares