12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tradição milenar …Vinho da Talha é dado a provar em Cabeção, concelho de Mora

Cabeção, no concelho de Mora, vai voltar a receber mais uma edição da Prova do Vinho Novo de Talha , um evento de referência no Alentejo e que tem por base homenagear uma das tradições mais antigas e identitárias do Alentejo.

A prova vai acontecer no último fim de semana de janeiro, nesta edição do evento que tem a duração de três dias- 26, 27 e 28.

Por estes dias, o Vinho da Talha será rei na freguesia que já se habituou a que, por esta altura, muitos sejam os visitantes que vão até lá para provarem este verdadeiro “néctar dos deus do tempo dos romanos”.

A organização da XXVII Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção está a cargo do Município de Mora, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cabeção, a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção e todos os produtores de vinho de talha.

Do programa fazem parte o 2º concurso de vinhos de Cabeção, a ter lugar no primeiro dia do evento, dia 26 de janeiro, dia em que, pelas 21h30 terá lugar a cerimónia de abertura desta 27ª edição da Prova.

A Rota das Adegas é sempre um dos momentos altos do certame pois permite uma passagem pelos sítios mais emblemáticos da freguesia para provar este vinho.

Aos participantes da Rota das Adegas é dada a oportunidade de conhecerem as adegas, os produtores e o processo de vinho de talha. A visita às adegas é feita em grupos de 15 pessoas, com acompanhamento de um guia e inclui a prova de vinhos e algumas iguarias da gastronomia local propostas pelos restaurantes do Concelho.

A animação musical pelo Rancho Folclórico de Cabeção e pelo Grupo “Fazendeiras del Pop” marcam o segundo dia do certame.

No último dia, dia 28 a Rota das Adegas volta a estar em destaque no ultimo dia de uma iniciativa que marca o concelho há 27 anos.

Foto: Confraria do Vinho da Talha de Cabeção

Populares