12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Livros Digitais nas Bibliotecas Públicas: Uma nova era na Leitura à Porta.

A partir de junho, será possível requisitar livros eletrónicos em mais de 400 bibliotecas públicas de Portugal através de uma nova plataforma digital, um projeto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência com 900 mil euros.

 Este sistema, já presente em outros países da União Europeia, oferecerá aos utilizadores das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a opção de empréstimo digital por tempo limitado.

O projeto, que enfrentou atrasos devido a um litígio judicial, visa diversificar o acesso à leitura, promovendo tanto o formato digital quanto o tradicional. A plataforma, uniforme para todas as bibliotecas da rede, será dividida em 23 interfaces, cada uma correspondendo a uma rede intermunicipal de bibliotecas.

 Após a resolução do litígio em setembro de 2023, o projeto avança agora para a fase de implementação, com a expectativa de que esteja operacional em 2024, abrangendo 250 municípios e 437 bibliotecas.

Populares