15.4 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tradição secular dos Banhos de São Romão recriada em Santo André

CM Santiago do Cacém

A recriação dos seculares Banhos de São Romão realiza-se este fim de semana na costa de Santo André, concelho de Santiago do Cacém com cortejos etnográficos que recordam a ida das “gentes do interior” à praia.

Segundo a Sapo 24, a Festa de São Romão, organizada pela Junta de Freguesia de Santo André, decorre este fim-de-semana, com a previsão de realização de dois cortejos etnográficos e com a participação de mais de 70 pessoas que vão recriar a romaria das gentes do interior do concelho até à praia.

“Esta era a única vez no ano em que as gentes do interior do concelho vinham à praia, o que obedecia a todo um ritual de trabalho durante a noite, principalmente, para as mulheres que tinham de preparar o ‘farnel’”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, em declarações à Lusa.

No cortejo, as pessoas que trabalhavam no campo eram acompanhadas pelos seus animais  “que ajudavam ao transporte da mercadoria” e quando “chegavam à praia, além de usufruírem desse ‘farnel’, iam a banhos devidamente vestidos porque os pudores da época não permitiam mais do que isso”, explicou.

O autarca referiu ainda à Lusa que “concentra-se sempre muita gente para ver esse momento, sejam turistas nacionais ou estrangeiros, que ficam muito curiosos também com a partilha do ‘farnel’ na praia sem qualquer custo”.

Este sábado e domingo, dias 12 e 13 de agosto, prevê-se que, a partir das 11:00h, desfiles etnográficos contem com a participação de 70 a 80 pessoas do Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia, do Grupo de Dança Típica da Queimada e do Grupo Trajes e Tradições da costa de Santo André.

A Festa de São Romão 2023 vai ainda homenagear os 17 pescadores da costa de Santo André que perderam a vida em 09 de janeiro de 1963, ao serem apanhados por uma onda gigante enquanto pescavam na Lagoa de Santo André.

Segundo refreiu David Gorgulho à Lusa, a homenagem vai contar com a presença de familiares das vítimas e sobreviventes da tragédia e está prevista  a deposição de uma coroa de flores no memorial erigido em 2013 na praia da Costa de Santo André.

 

Fonte: Sapo 24

Populares