10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tribunal de Beja vai ter obras de requalificação!

A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, na cerimónia de abertura do novo ano judicial, adiantou que o Tribunal de Beja vai ser alvo de obras de requalificação .

A governante referiu que os tribunais serão reforçados com 200 novos oficiais de justiça e que irá ser definido um plano de contratação plurianual para os Instituto dos Registo e do Notariado. 

No que diz respeito aos meios humanos, Catarina Sarmento e Castro salientou o recrutamento de 200 oficiais de justiça e a formação de novos 150 guardas prisionais, que se juntam ao já apresentado reforço plurianual histórico da Polícia Judiciária entre 2022 e 2026.

A Ministra destacou também a criação, em Vila do Conde, de um polo de formação do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e o lançamento de obras nos tribunais de Beja, Torres Vedras e Aveiro. 

A renovação estende-se ao parque penitenciário, com um investimento de 24 milhões de euros, que tem como objetivo encerrar em definitivo o Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), através de reformulações nas prisões de Alcoentre, Linhó, Sintra e Tires. 

Estão também em curso os trabalhos para a aprovação do primeiro pacote legislativo da reforma da justiça administrativa.

Catarina Sarmento e Castro sublinhou ainda a oportunidade proporcionada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fazer melhorias na Justiça. 

«Dos 158 milhões de euros nele inscritos para a modernização dos sistemas dos tribunais, 24 milhões foram já contratualizados em investimentos que incluem o robustecimento da infraestrutura», referiu.

Fonte: Governo

Populares