15.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Turismo no Alentejo Litoral acima da média nacional e com recordes absolutos

O Alentejo é cada vez mais o destino de eleição para muitos portugueses passarem uns dias de férias e também para muitos estrangeiros que continuam a eleger Portugal e a Região do Alentejo como o destino preferido.

A comprovar esta realidade está o ritmo de crescimento que o Turismo do Alentejo tem registado , desde final de 2022, com o ano de 2023 a registar números impressionantes.

No caso do Alentejo Litoral, a procura turística bateu recordes absolutos está acima da média nacional, segundo as estatísticas oficiais que revelam um aumento de 9,2% no número de hóspedes e de 7,5% nas dormidas.

No caso do turismo no Alentejo Litoral, e ainda não sendo conhecidos os dados de dezembro, o número de hóspedes registou um crescimento de 15,% face aos dados, no mesmo período, de 2022. Já nas dormidas foi registado um crescimento de 8,3%, menos expressivo que no número de hóspedes, mas ainda assim superior aos números de 2022, 1.107.331 pernoitas de janeiro a novembro de 2023.

Comparativamente ao ano de 2019, considerado o melhor ano turístico de sempre do Alentejo, verifica-se, com os dados até ao mês de novembro, um crescimento de 13% nas dormidas.

Os dados agora revelados pela CIMAL, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, nos concelhos que a integram, Alcácer do Sal,, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, existiam em 2022 , 247 unidades de alojamento turístico, um número superior em 50% ao que existia em 2017.

Recorde-se que o Alentejo Litoral inclui zonas como a Comporta, Porto Covo, Zambujeira do Mar , Melides ou Vila Nova de Milfontes, zonas turísticas com praias a perder de vista e praias paradisíacas, cada vez mais procuradas por portugueses e estrangeiros.

Populares