10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ULSNA tem três projetos candidatos ao prémio Missão Sorriso 2015. “O que está previsto é melhorar a vida das crianças que saem do seu conforto familiar”, diz Cristina Crisanto (c/som)

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano apresentou três projetos ao concurso “Missão Continente Sorriso 2015”, iniciativa que pretende apoiar a saúde familiar, centrado no apoio à natalidade e promoção da saúde infantil em Portugal, através de um apoio local.

O projeto que contempla um orçamento no valor de 14.390,47€ tem como objetivo promover o bem-estar e conforto da criança hospitalizada, minimizar as consequências nefastas decorrentes do internamento pelo apetrechamento da sala de brincar e pela aquisição de equipamentos audiovisuais para as enfermarias do serviço de pediatria. Para promover e fomentar o aleitamento materno, considera-se a criação de cantinho de amamentação e de salas de apoio à amamentação e a formação de profissionais de saúde para motivar e capacitar no apoio à mulher e comunidade.

O projeto engloba duas vertentes, a promoção ao conforto e bem-estar da criança hospitalizada e a promoção ao aleitamento materno.

A fim de quebrar a difusão de ideias erradas e más práticas sobre o aleitamento materno, pretende-se promover e disponibilizar a formação de todos os profissionais da ULSNA, bem como da comunidade em geral, pela SOS Amamentação, numa primeira fase com formação generalista no sentido de captar o interesse dos profissionais de saúde e numa segunda fase promovendo o curso de promotores de aleitamento materno ou até, conforme adesão, o curso de conselheiro de aleitamento materno e a criação de cantinho de amamentação e de salas de apoio à amamentação na ULSNA.

Pretendem-se criar 3 salas de apoio à amamentação em 2 dos Centros de Saúde mais afastados de Portalegre e no serviço de Pediatria e 1 cantinho de amamentação no serviço de Obstetrícia, para que o apoio prestado possa ser mais abrangente.

 A criação de um Cantinho da Amamentação pressupõe o acompanhamento presencial de dificuldades associadas à amamentação, contudo e devido ao constrangimento de não existir técnicos capacitados para este apoio em número suficiente, pretende-se que o apoio presencial seja combinado por telefone numa fase inicial, a ser compensada, esta lacuna, com a formação de mais profissionais de saúde.

Inicialmente previa-se a criação de cantinhos de amamentação nos centros de saúde mas por vários constrangimentos nomeadamente logísticos e estruturais, torna-se difícil a sua execução prática. Assim, dotar-se-ão as salas de saúde infantil com material técnico e material informativo.

Porque se verificam vários constrangimentos na amamentação dos recém-nascidos internados no serviço de pediatria, os mentores do projeto consideram também importante a criação de um espaço equipado e mais acolhedor para o apoio efetivo às puérperas na amamentação.

Criação de material informativo para apoiar algumas dificuldades e dúvidas, é outro dos objetivos, prevendo-se a criação de folhetos e pequenas apresentações a título ilustrativo e mais persuasivo.

Importa também criar um folheto com informação do funcionamento do cantinho e salas de amamentação e contatos.

Em declarações à Rádio Campanário a enfermeira Cristina Crisanto explica que o projeto “nasceu no âmbito da pediatria, num serviço que sofreu alterações e vimos na Missão Sorriso uma oportunidade de começar a fazer alterações no serviço”, acrescentando, “o que está previsto é melhorar a vidas das crianças que saem do seu conforto familiar e uma das formas de lhe darmos conforto é através da televisão e de jogos pelo que parte do projeto será para a pediatria, para melhorar essas condições”.  

Cristina Crisanto fala ainda sobre o projeto “Cantinho da Amamentação”, projeto em que a Unidade de Saúde de Campo Maior, pretende promover o aleitamento materno como bem precioso para o bebé, “há uma lacuna na promoção do aleitamento materno e nesse sentido, este projeto também procura uma pequena alteração com grandes resultados”.

Os projetos “Pequenas alterações, grandes emoções”, “A minha lancheira” e “Cantinho da Amamentação” foram apresentados à Missão Sorriso necessitando de votação pública para serem aprovados através do link http://missao.continente.pt/sorriso/projetos-2015/.

 

Populares