Vila Vicosa

A peregrinação ajuda-nos a perceber “qual é o nosso papel neste mundo”, diz Padre Luís Filipe sobre o livro "Peregrinos de Santiago” (c/som)

Publicado em Regional 20 abril, 2018

O Padre Luís Filipe Cardoso Fernandes, Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, lançou no passado dia 15 de abril o livro intitulado “Peregrinos de Santiago”, na Paróquia de S. Bartolomeu, em Vila Viçosa. Em entrevista à Rádico Campanário, diz que “é um livro onde eu coloco várias experiências daquilo que são os Caminhos de Santiago, um aprofundamento sobre o significado da peregrinação e em que procuro sobretudo compreender ou mostrar o que significa peregrinar rumo a Santiago”

“É muito fácil passar as experiências para o papel, o mais difícil é a caminhada, a peregrinação em si”, confessa Luís Filipe. Por outro lado, “podemos dizer que a peregrinação pode se fazer de duas formas: ou se faz a peregrinação a partir de uma perspetiva de fé e é um encontro da pessoa consigo mesma e um encontro com Deus; ou se faz também a peregrinação a partir de uma perspetiva não de fé, de um não crente, e aí é uma caminhada também interessante onde todos os elementos que nos rodeiam nos vão ajudando a descobrir quem somos, qual é o nosso papel neste mundo”, além disso “em último caso, acho que a peregrinação para um não crente pode ser também um momento para encontrar Deus” explica o Padre da Paróquia de S. Bartolomeu.

Ao tentar expressar a sua vivência, através deste livro, o Padre Luís Filipe Cardoso Fernandes, revela que “aquilo que eu já vivi, em muitas circunstâncias, é este encontro com outros peregrinos”, e perceber, no final do dia e na eucaristia, que “essas pessoas partilham a mesma fé que nós e acreditam no mesmo Deus”. Revelando que “o mais importante é verdadeiramente este encontro pessoal que acontece a nível do coração e a peregrinação interior que se faz”, através da qual “vamos percebendo quem somos, o que é que Deus nos pede, qual é a nossa missão no mundo e sobre tudo ajuda-nos a serenar da correria da vida, para encontrar esta paz”.

Sobre o seu percurso na escrita, o Padre Luís Filipe, que já publicou outras obras, sobre o tema dos Escuteiros, por exemplo, diz que “apenas procuro colocar por escrito algumas ideias e algumas inquietações pessoais, que possam enriquecer também quem se interesse pelos temas”.

Este livro pode ser adquirido através da Paulos Editora, nos centros comerciais a nível nacional, ou na Paróquia de S. Bartolomeu em Vila Viçosa.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31