19 Abr. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alentejo

Agricultura intensiva destrói sítios arqueológicos por “ausências de regulamentação” na atividade agrícola, diz Ana Paula Amendoeira (c/som)

Regional 30 Abr. 2018

Se por um lado o desenvolvimento e intensificação da agricultura trás benefícios para o Alentejo, por outro pode danificar ou mesmo destruir o património arqueológico escondido no solo alentejano.

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, que falava em exclusivo à Rádio Campanário alertou que a intensificação da agricultura tem criado “problemas” a esta entidade, particularmente devido à “ausência de regulamentação” da atividade agrícola.

Apesar de ser “uma dinâmica importantíssima e uma atividade económica de sustentabilidade da região”, a intensificação da atividade de agrícola tem “outros problemas”, motivo pelo qual a diretora afirma que vai ter “muito trabalho” em conjunto com entidades como a Direção Geral de Agricultura, as Comunidades Intermunicipais (CIM) ou a empresa gestora do empreendimento de Alqueva, a EDIA.

A responsável refere que a Direção Regional de Cultura está a “articular essas questões de forma muito colaborativa e solidária” com as entidades referidas, que têm vindo a promover a “sensibilização dos agricultores”.

Ana Paula Amendoeira apela à “boa vontade” de todas as partes, desejando que “a agricultura se continue a fazer, e que por outro lado não sejam destruídos os sítios de património arqueológico com a vertigem que têm sido nos últimos tempos”.

Recorde-se que em outubro do passado ano, a Direção Regional de Cultura alertou para a destruição do património no solo alentejano, onde foram destruídas “duas dezenas de sítios arqueológicos que estão devidamente assinalados no PDM de Beja” devido à movimentação das terras para a criação de terrenos agrícolas intensivos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30