12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Catarina Bagão, do Grupo Coral Infantil de Alcáçovas, assegura o futuro do Cante Alentejano (c/som)

A Romaria a Cavalo, que liga a Moita a Viana do Alentejo, chegou ontem à sua última etapa, com centenas de romeiros a chegarem com as suas montadas a Viana do Alentejo.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Catarina Bagão, uma jovem natural de Alcáçovas que integra o Grupo Coral Infantil de Alcáçovas.

Segundo Catarina, neste grupo há mais “10 ou 12” jovens que o integram e que partilham esse gosto por manter viva uma tradição alentejana.  

No caso de Catarina Bagão, o gosto pelo Cante vem de casa, pois o seu pai também faz parte de um grupo, o Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas. Segundo a mesma, gosta do Cante “porque já ouço há muito tempo.” Na sua opinião, para integrar um grupo de Cante não basta só a paixão ou boa voz, “é preciso os dois”.

Este grupo infantil de Cante Alentejano já atuou em diversos locais. “Já fomos cantar ao Coliseu, fomos ao Got Talent Portugal, à Altice Arena, ao Marco Paulo e ao João Baião”, destacou Catarina.

Questionada sobre se as pessoas já a reconheciam, pois atuou em diversos locais que dão mais visibilidade ao Grupo, a jovem confessa que “algumas vezes … mas é mais por amigos e conhecidos”.

Catarina confessou-nos que quer continuar sempre a cantar e deixou o convite para que mais jovens “viessem para o grupo”.

No final desta pequena conversa, a jovem Catarina cantou para nós, e mostrou que o futuro do Cante Alentejano tem o futuro assegurado por ela, e por muitas outras crianças que ganharam gosto pelo seu património imaterial.

Delicie-se a ouvir a “moda” cantada por Catarina Bagão:

 

Populares