15.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chef José Júlio Vintém diz “um dia que este presidente saia de Alandroal, nunca mais vou conseguir olhar para o concelho da mesma forma” (c/som)

Decorreu esta terça feira, 3 de março, a apresentação da XI Mostra Gastronómica do Peixe do Rio à comunicação social, no restaurante Degust’Ar, em Lisboa.

O Município de Alandroal contou com a ajuda dos Chefs António Nobre e José Júlio Vintém, que deliciaram todos os presentes com alguns pratos onde o peixe do rio foi rei.

A Rádio Campanário foi um dos órgãos de comunicação social convidados a estar presente no evento, aproveitando a oportunidade falou com José Júlio Vintém, chef do Tomba Lobos.

O Chef começa por explica que “resolvemos fazer a apresentação em Lisboa, onde servimos uma sergalheta de Beja”, acrescentando que “era um prato feito nas margens da ribeira, tal como a caldeta de Alandroal”.

Questionado sobre a importância do certame, José Júlio Vintém afirma que “o peixe do rio é um valor acrescido deste território”, lembrando que “são muitas as pessoas que fazem kms para irem até ao Alentejo para apreciarem estes pratos”.

“O peixe do rio pode ser uma iguaria bastante apreciada nos dias que correm”
José Júlio Vintém 

O Chef refere que “em termos de região é um produto com uma grande importância económica”, uma vez que “o peixe do rio pode ser confecionado de variadíssimas formas”.

 É precisamente sobre as variadíssimas formas de confeção que “iremos ter um conjunto de chefs que convidámos para participarem no Congresso das Cozinhas do Rio, a realizar no dia 9”, declara.

Este congresso contará coma presença de Paulo Amado, Luís Anjos, Filipe Ramalho, Gonçalo Queirós, António Nobre, Luís Gaspar, António Loureiro, Olga Cavaleiro, Manuel Calado e ainda “do melhor homem do sushi em Portugal”, Paulo Morais.

José Júlio Vintém explica que “durante um dia iremos discutir e provar aquilo que existe de mais interessante no peixe do rio”.

Convidado pela RC a realizar um balanço deste certame, agora que vai iniciar a sua 11ª edição, o Chef lembra “o papel fundamental do presidente João Grilo em todo o processo”.

José Júlio Vintém afirma aos nossos microfones que diz ao autarca “João Maria quando deixares a CM do Alandroal, acho que nunca mais vou conseguir olhar para o concelho da mesma forma”. O Chef justifica esta afirmação com “a paixão que este homem tem pelo Alandroal e pelas suas belezas”, lembrando que “a forma como ele tenta promover o seu território é fantástica”.

Paralelamente às atividades referidas anteriormente, José Júlio Vintém adianta ainda a realização “do congresso dos cozinheiros do Alentejo, onde contaremos com cerca de 50 participantes, e discutiremos todas as vicissitudes que é ter um restaurante no Alentejo”.

O Chef considera que “este ano não conseguimos fazer o certame a nível internacional devido aos problemas do COVID-19”, acrescentando que “tínhamos convidados russos e brasileiros que acabaram por desmarcar devido a toda esta problemática”, no entanto mostra-se convicto de que “para o ano certamente que estaremos todos lá”.

Populares