17 Ago. 2022
 
Terço
19:30-20:00

COVID19

Covid 19: Mais de 10 mil autotestes vendidos em dois dias. Está a pensar fazer um? Veja aqui os cuidados a ter

Regional Escrito por  03 Abr. 2021

A procura foi grande pelos autotestes à covid-19, à venda desde quinta-feira em farmácias e parafarmácias. Só nos dois primeiros dias venderam-se mais de 10 mil unidades nas lojas Well's, do grupo Sonae.

"Estamos com uma grande adesão e procura por parte dos portugueses", revela a Well's, acrescentando que o "foco é garantir o acesso a todos e ter testes sempre disponíveis em todas as lojas".

Trata-se de  testes rápidos de antigénio (TRAg) — que detetam proteínas do vírus, cujos resultados são obtidos num prazo curto, geralmente de minutos, não necessitam de equipamento laboratorial ou receita médica, conforme avança o Portal Sapo acrescentando ainda que o teste rápido pode apenas vendido a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Não pode fazer estes testes na farmácia ou no local onde os adquirir. A "execução dos autotestes SARS-CoV-2, incluindo a necessária colheita, não pode ser realizada nos locais de dispensa dos autotestes", de acordo com a circular conjunta do Infarmed, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) publicada no dia 19 de março.

O Infarmed recebeu até 30 de março 32 pedidos para autorização de autotestes do novo coronavírus de 21 fabricantes, mas até à data apenas um foi autorizado por ter preenchido todos os critérios.

O primeiro autoteste à Covid-19 a ser autorizado pelo Infarmed é um produto da empresa SD Biosensor, da Coreia do Sul, que será distribuído em Portugal pela Roche.

Os testes rápidos de antigénio podem ser adquiridos em farmácias, parafarmácias e supermercados.

Os testes da Roche, os únicos autorizados e que chegarão a Porrtugal, pelo menos para até que o Informed aprovo outros,  chegam ao mercado de duas formas: serão vendidos numa caixa de 25 unidades ou numa embalagem individualizada.

kit é composto por uma zaragatoa, uma tira de teste, um tubo com tampão (onde a amostra é misturada com um reagente) e uma tampa doseadora (que permite retirar quatro gotas que serão colocadas na tira de teste).

Antes de realizar um teste, deve seguir estes procedimentos:

  • Não deve usar o kit de teste se a embalagem estiver danificada;
  • Deve ler as instruções de uso com atenção;
  • Verifique o prazo de validade. Se o prazo de validade já tiver expirado, não faça o teste;
  • Lave as mãos com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos antes de realizar o teste. Poderá igualmente utilizar umas luvas de látex ou semelhantes;
  • Antes de iniciar o procedimento, as tiras de teste e os reagentes devem estar à temperatura indicada (15‑30 °C/59‑86 °F).

O teste deve ser feito cumprindo as instruções presentes no folheto.

O resultado demora entre 15 e 30 minutos.

A Roche alerta que "se o resultado do teste for lido após os 30 minutos, o resultado pode estar incorreto".

Como interpretar o resultado:

  • Inválido - Se não estiver visível nenhuma linha de controlo (C), o resultado é considerado inválido. O teste não está a funcionar corretamente e deve realizar um novo teste
  • Positivo - A presença de uma linha de teste (T) e de uma A linha de controlo (C) significa um resultado positivo.
  • Negativo - A presença de uma linha de controlo (C) (não importa o quão ténue seja), sem linha de teste (T) significa um resultado negativo.

Resultados: como comunicá-los:

  • Se esteve com uma pessoa infetada ou apresenta sintomas deve contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) independentemente do resultado do teste;
  • Se não apresenta sintomas ou não esteve em contacto com um caso confirmado, mas ainda assim fez o teste e deu positivo ou inconclusivo, deve contactar de imediato a linha SNS24 (808 24 24 24).

Na circular conjunta do Infarmed, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) era ainda indicado que poderia preencher um formulário eletrónico "a ser criado oportunamente para o efeito na página web covid19.min-saude.pt". No entanto, esta opção ainda não está disponível.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31