DRCA promove debate "Os nossos Valores: nem tidos, nem achados?"

DRCA promove debate "Os nossos Valores: nem tidos, nem achados?" DRCA
Regional 28 Jan. 2022

Em 2022 a DRCAlentejo retoma a sua parceria com a Acesso Cultura na realização dos debates que organizam e promovem. O primeiro deste ano será no dia 15 de fevereiro, terça-feira, entre as 18h30 e as 20h, no espaço da Galeria da Casa de Burgos, na DRCAlentejo, em Évora, sob o tema "Os nossos Valores: nem tidos, nem achados?".

Em Maio de 2021, a Acesso Cultura organizou um seminário com o Happy Museum Project|Common Cause Foundation, intitulado "Valores para comunidades mais fortes", que tornou evidente a grande distância que muitas vezes existe entre quem somos como indivíduos e quem somos no nosso contexto profissional (ou o que nos é permitido sermos). Tornou-se igualmente evidente que, existindo uma maior exigência da parte da sociedade e também dos profissionais da cultura em relação à conduta ética das organizações culturais, é muito necessário estas últimas refletirem sobre os seus valores e comunicarem-nos publicamente.

Assim, este debate pretende discutir e questionar "Quais os valores de cada organização cultural? Porque é que devem ser definidos e assumidos? De que forma se expressam? E, sobretudo, de que forma as organizações culturais identificam, cultivam e transmitem valores importantes para as comunidades em que se inserem?".

Moderação: Ana Carvalho - Investigadora no CIDEHUS/Univ. Évora

Convidados: Deolinda Tavares, Diretora do Museu Rainha D. Leonor; Maria de Jesus Monge, Presidente de Direção do ICOM PT; Marta Guerreiro, Presidente de Direção da Associação PédeXumbo; Sandra Leandro, Diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

 
A Acesso Cultura organiza debates abertos aos profissionais do setor cultural e a todas as pessoas interessadas para se poder refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade - física, social e intelectual - que têm um impacto no seu trabalho e na relação com instituições cultuais e pessoas com variados perfis.

Os debates acontecerão em fevereiro, abril, junho e novembro em 11 cidades diferentes, simultaneamente: Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Torres Novas, Vila Nova de Famalicão. Em 2022, tentar-se-á regressar ao formato presencial, se a pandemia o permitir, caso contrário os debates serão realizados online.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30