Imprimir esta página

Ourique

ESDIME apresenta projeto “Pastagens regenerativas” em Ourique

ESDIME apresenta projeto “Pastagens regenerativas” em Ourique São Lourenço do Barrocal
Regional 25 Set. 2021

A ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, desenvolveu uma parceria com a Associação de Agricultura Regenerativa Ibérica e posteriormente com o EITFood, que tem agora uma linha de trabalho em Agricultura Regenerativa e que está desenvolver formação e assessoria gratuita no Sul e Este Europeu. Esta parceria surge no âmbito do projeto Pastagens Regenerativas candidatado e aprovado no âmbito do PROGRAMA PROMOVE, da Fundação La Caixa.

Por via da parceria iniciada, este curso, que tem apenas uma edição em Portugal, a ser desenvolvido em Ourique (Beja).

Esta formação será complementar às atividades a desenvolver pelo projeto Pastagens Regenerativas, mas autónomas, sendo a responsabilidade das mesmas, exclusivamente do EITFood e, desta forma, importante complemento e uma oportunidade a não perder.

"A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REGENERATIVA" na Península Ibérica:

Ourique de 26 a 28 de outubro, com o tema: Agroflorestas, Linhas chave (Key line) e Biodiversidade em montados, com Miguel Llorente e Paco Rodríguez

Inscrições abertas para pré-seleção dos candidatos/as. As explorações agrícolas que atenderem aos perfis necessários (24 por curso) receberão uma formação de 2,5 dias. Do total dos participantes em todos os cursos (Portugal, Espanha, Itália e Polónia) serão selecionadas cerca de 30 explorações agrícolas, que receberão suplementarmente:

Um ano de assessoria gratuita + acompanhamento científico da sua evolução + a inclusão numa Comunidade crescente de praticantes profissionais de Agricultura Regenerativa.

Este projeto conta com uma equipa de técnicos experientes de Agricultura Regenerativa na região Ibero-Mediterrânica. A formação e apoio técnico serão assegurados em castelhano.

O programa é gratuito graças ao financiamento e à estrutura do EIT Food South.

Todas as informações AQUI deve clicar em Aplly now, na parte inferior da página.

Através da parceria com o projeto Pastagens Regenerativas, os agricultores dos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Ourique e Mértola, têm acesso preferencial, até ao limite de 10 vagas. Para tal, no formulário de inscrição, ao indicar a sua localização e como conheceu o curso, acrescente por favor: ESDIME.

Por via da parceria iniciada, conseguimos que este curso, que tem apenas uma edição em Portugal, fosse desenvolvido no Baixo Alentejo, mais propriamente em Ourique, com o apoio da ACPA.

Fonte: Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste