28 Nov. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Alentejo

Estamos num “momento ótimo para concluir o processo de descentralização” de competências para as autarquias, diz Presidente de Alandroal (c/som)

Regional 14 Dez. 2017

O XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), recentemente decorrido em Portimão, foi subordinado ao tema “Descentralizar Portugal – Poder local”.

À RC, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, avança que foi discutida a descentralização de competências para os municípios, estando os autarcas, “de um modo geral, recetivos”, apesar de recearem “os pacotes financeiros que possam estar associados”.

O período atravessado em que não se verificam eleições num futuro próximo, defende ser um “momento ótimo para concluir o processo de descentralização”.

O atual Governo, tem vindo a imprimir “uma agenda para a descentralização que me parece que tem agora condições bastante favoráveis para ser concluída”, afirma, sendo também objetivo a diminuição das assimetrias, e “desenvolvimento equilibrado do país, e desenvolvimento do interior”.

Questionado relativamente a medidas discutidas no âmbito do Congresso da ANMP, visando atenuar dificuldades da região Alentejo, nomeadamente a assimetria, aponta estarem a ser “negociados uma lei-quadro e um conjunto muito alargado de diplomas” para a educação, saúde, segurança social, entre outros.

A nível nacional, foi debatido um “pacote financeiro de 50 milhões de euros para combater os problemas dos incêndios, sobretudo a limpeza de terrenos e de faixas de proteção” do qual o Alentejo “também beneficiará”, contudo, estão mais direcionados às zonas mais afetadas do centro e norte do país.

Esta discussão e criação de medidas possibilitará encontrar “soluções mais adequadas e mais próximas dos nossos munícipes”, aponta.

Quando questionado relativamente a datas para verificação destas alterações, afirma que “gostaríamos que fosse uma realidade até ao final da presente legislatura”, uma vez que a conclusão da “implementação da lei das finanças e de todas estas medidas de descentralização governativa” surge como “um compromisso do atual governo”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30