28 Out. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Evora

Évora Hotel com circuito recomendado para as famílias descobrirem o património cultural da região. Conheça-o aqui

Regional 08 Jun. 2021

 

Num ano em que a maioria dos Portugueses aposta no turismo nacional, o Évora Hotel recomenda um programa em família que promove o conhecimento da História e património cultural da região de Évora. Évora é uma cidade apaixonante e cheia de história. Para além da tão apreciada gastronomia da região, à qual se alia a paisagem alentejana única e tranquilizante, Évora é também reconhecida pela sua oferta cultural distintiva e enriquecedora, sendo uma cidade-museu, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1986.

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, esta unidade hoteleira refere que este ano, com uma aposta no turismo nacional por parte dos Portugueses, e em que se prevê que 90% da população faça férias em Portugal, o Évora Hotel aposta na divulgação de um circuito cultural recomendado, especialmente dirigido a famílias.

A rota “Évora Património”, desenhada pelo Évora Hotel, sugere as visitas mais relevantes que contemplam o vasto e completo património cultural da região, identificadas com base no conhecimento local da equipa do hotel. O roteiro, distribuído no hotel gratuitamente aos hóspedes, contempla uma rota recomendada para famílias, assim como as informações mais detalhadas de cada um dos espaços sugeridos.

“No Évora Hotel, queremos que a famílias desfrutem em pleno das suas férias ou das pequenas escapadinhas. É por este motivo que dispomos de diversas atividades, dentro e fora dos espaços do hotel, que permitem viver momentos inesquecíveis, de lazer ou culturais.  O nosso circuito recomendado Évora Património dá a conhecer os principais locais que tornam a região de Évora um local de elevada relevância cultural, promovendo a aprendizagem da nossa história local e nacional, junto de miúdos e graúdos. Queremos que os nossos hóspedes conheçam e sintam a herança cultural tão rica, característica desta zona”, diz Miguel Mello Breyner, Diretor-Geral do Évora Hotel.

Assim, esta Unidade Hoteleira, criou packs especiais para as famílias portuguesas. O pack especial Verão em Grande é o produto estrela deste ano do Évora Hotel. Dirigido a famílias, o programa inclui alojamento em quarto duplo com Pequeno-Almoço incluído; duas refeições, por dia, com bebidas (com opção piquenique) e condições especiais para as crianças (partilhando quarto com dois adultos): para a primeira criança, oferta do alojamento e refeições até aos 15 anos e, para a segunda, oferta do alojamento e refeições até aos 5 anos e 50% de redução dos 6 aos 15 anos de idade.  O pack inclui ainda a entrada de uma criança por cada adulto pagante no Monte Selvagem (um programa que explora o Montado numa reserva natural), o golf em família no Driving Range do hotel, a utilização das piscinas exteriores e interior e da Sauna, Banho Turco e Jacuzzi, de acordo com as normas de Direção-Geral de Saúde (DGS), e mediante marcação.O pack especial Verão em Grande poderá ser reservado nas opções entre duas a cinco noites, com preços que oscilam entre os 182€ e os 410€ por pessoa, respetivamente. As reservas poderão ser feitas em https://evorahotel.pt/ ou através do telefone (+351) 266 748 800 ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Como sugestões para passar uns dias na cidade de Évora e poder descobrir o vastíssimo património existente, o Évora Hotel sugere fazer o circuito intergrado na rota do património:

-O circuito Évora Património do Évora Hotel inicia-se no Recinto Megalítico dos Almendres, o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa, datado de há mais de 7.000 anos. Possui 92 menires com diferentes formas e dimensões. Foi um monumento com funções religiosas e, provavelmente um primitivo observatório astronómico.

Muito próximo, na aldeia de Guadalupe, encontra-se o Centro Interpretativo dos Almendres, um espaço cujo objetivo é apoiar a visita ao Cromeleque dos Almendres, através de serviços educativos e conteúdos interpretativos sobre arqueologia e natureza.

A próxima paragem é a Anta Grande do Zambujeiro, em Valverde, monumento megalítico classificado como Monumento Nacional que constitui uma das maiores Antas da Europa.

De volta à cidade, o Évora Hotel sugere uma visita à Igreja de São Francisco, de arquitetura gótico-manuelina, construída entre 1480 e 1510 e intimamente ligada aos acontecimentos históricos que marcaram o período de expansão marítima de Portugal. Dentro desta, é imperativa a visita à Capela dos Ossos, construída no século XVII por iniciativa de três monges, com o seu célebre aviso à entrada "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos", uma mensagem associada à transitoriedade da vida.

A Praça do Giraldo é o ponto de encontro mais emblemático da cidade, onde as pessoas se reúnem para estar com os amigos ou simplesmente relaxar nas esplanadas das cafetarias.

Mesmo ao lado, encontra-se a Igreja de Santo Antão, um exemplar do período final da Renascença, mandada edificar pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, com um considerável conjunto de altares de talha dourada. Um apontamento ainda para o Chafariz da Praça, construído em 1571, uma emblemática peça em mármore branco, classificada como monumento nacional desde 1910.

Visita obrigatória à Sé de Évora, datada de 1250, um dos poucos monumentos que se avista de qualquer ângulo da cidade. O Museu de Évora, recentemente remodelado, é o depósito dos principais monumentos megalíticos da Península Ibérica, como a Anta do Grande Zambujeiro, a e Necrópole Medieval.

O circuito termina com a visita ao Templo Romano, situado no largo principal de Évora, construído século I d.C., em honra do Imperador Augusto, é um marco arquitetónico, símbolo da presença romana em território português.

 

Para além do património cultural presente na região, a cidade de Évora é ainda um espaço eclético. Para além das exposições temporárias existentes no Palácio D. Manuel, Évora é muitas vezes palco de vários eventos culturais, sugeridos oportunamente pelo Évora Hotel.

Évora é também um deleite gastronómico,conforme refere a nota enviada á nossa redação,  uma região dos pratos de bacalhau, borrego, migas ou sopa de cação, que podem ser experimentados nos vários restaurantes. Imperdíveis também as famosas pastelarias locais “Pastelaria de Rala” ou “Pastelaria Violeta”, para se experimentar a doçaria típica da região, seja o Pão de Rala ou as Queijadas de Évora. E se o bom tempo o permitir, o Évora Hotel incentiva ainda a experimentar os deliciosos gelados da gelataria artesanal Zoka.

Recorde-se que, no ano passado, o Évora Hotel recebeu o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, sendo reconhecido pela correta implementação de todas as medidas de segurança recomendadas pela DGS. Anteriormente, esta entidade hoteleira recebeu em 2018 a certificação em Sustentabilidade da Biosphere, a entidade mais reconhecida em termos mundiais ao nível do Turismo, e que estabelece a sua avaliação de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o acordo de Paris relativo às mudanças climáticas.

O Évora Hotel tem sido igualmente galardoado nas mais diversas áreas, desde a Gastronomia (Confraria Gastronómica do Alentejo; Festival de Gastronomia), ao Turismo (Prémio Turismo do Alentejo e Ribatejo – Distinção Iniciativa 2018) e ao Alojamento (prémio Mais Dormidas 2019, Revista “Mais Alentejo”).

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31