Elvas

Ministro destaca confluência de esforços do INIAV de Elvas com agricultores para fazer face às alterações climáticas (c/som)

Publicado em Regional 15 maio, 2019

O INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária assinalou o Dia do Agricultor 2019 esta quarta-feira (15 de maio), numa iniciativa que teve lugar no polo de Elvas do INIAV com o objetivo dar a conhecer os resultados da experimentação e investigação desenvolvidas no Polo de Elvas.

Em declarações à RC presente no evento, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, afirma que a estação de Elvas do INIAV “tem uma longa tradição de trabalhar com agricultores e de experimentar novas variedades” por eles usadas “nas várias fileiras”.

O ministro destaca a importância de “garantir que o conhecimento que está disponível ou pode ficar disponível, é hoje usado pelos agricultores”, nomeadamente “para fazer face às alterações climáticas”. Esta adaptação requer “conhecimentos na área agronómica, biotecnologia, sistemas de rega, sistemas de observação”, exemplifica.

“Se há algum elemento que dignifica esta estação, é o trabalho com quem produz no campo”
Manuel Heitor

Na iniciativa falou-se assim da forma como podem ser anexadas “outras competências, nomeadamente dos centros de investigação, das universidades e dos politécnicos para garantir que com mais conhecimento produzimos mais e melhor, e estimulamos o emprego jovem na área agrícola”.

O governante destaca a importância de “investir cada vez mais na relação entre o conhecimento, o emprego e a criação de riqueza”, defendendo que “com mais conhecimento conseguimos ter mais Europa, e influenciar mais a Europa para valorizar a produtividade dos nossos terrenos”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31