Moura: Herdade Contenda é o único local de reprodução no Alentejo do abutre-preto

Moura: Herdade Contenda é o único local de reprodução no Alentejo do abutre-preto Foto: Jovens Repórteres ABAE
Regional 31 Jan. 2020

A paisagem da Herdade Contenda localizada em Moura tem no seu território várias dezenas de aves. Este tem sido um espaço em que o Orniturismo tem ganho expressão, onde a espécie de aves abutre-preto destaca-se das restantes visto que é bastante rara de se encontrar.

O programa de fundos comunitários Interreg Espanha-Portugal financia o projeto de Orniturismo na Herdade da Contenda, este que, beneficia da existência de várias dezenas de aves neste território já que aves necrófagas alimentam-se de outros animais mortos.

O abutre-preto é uma ave bastante ameaçada e rara, e no Alentejo apenas existe um local de reprodução desta espécie, localizado Herdade da Contenda.

A Herdade da Contenda é gerida pela Câmara Municipal de Moura e contem outras espécies de aves nos seus terrenos tais como o grifo, águia-real, milhafre-real, águia-imperial e o milhafre-preto, estas que maioritariamente são espécies ameaçadas.

Eduardo Santos, biólogo da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), prestou declarações à agência Lusa onde revelou que, primeiramente, o objetivo é proteger e valorizar o património ornitológico, este que, irá permitir a exploração do turismo ornitológico e a sua visita. O biólogo referiu também que uma das componentes do projeto transfronteiriço é a melhoria e o aumento da disponibilidade alimentar para as espécies necrófagas, com supervisão veterinária.

No início deste projeto, em que a junta de Andaluzia é o principal beneficiário, estavam registrados quatro casais nidificantes de abutre-preto, sendo que atualmente, foi registado um aumento parta mais do dobro, com 10 casais nidificantes desta espécie identificados em 2019.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30