A paisagem da Herdade Contenda localizada em Moura tem no seu território várias dezenas de aves. Este tem sido um espaço em que o Orniturismo tem ganho expressão, onde a espécie de aves abutre-preto destaca-se das restantes visto que é bastante rara de se encontrar.
O programa de fundos comunitários Interreg Espanha-Portugal financia o projeto de Orniturismo na Herdade da Contenda, este que, beneficia da existência de várias dezenas de aves neste território já que aves necrófagas alimentam-se de outros animais mortos.
O abutre-preto é uma ave bastante ameaçada e rara, e no Alentejo apenas existe um local de reprodução desta espécie, localizado Herdade da Contenda.
A Herdade da Contenda é gerida pela Câmara Municipal de Moura e contem outras espécies de aves nos seus terrenos tais como o grifo, águia-real, milhafre-real, águia-imperial e o milhafre-preto, estas que maioritariamente são espécies ameaçadas.
Eduardo Santos, biólogo da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), prestou declarações à agência Lusa onde revelou que, primeiramente, o objetivo é proteger e valorizar o património ornitológico, este que, irá permitir a exploração do turismo ornitológico e a sua visita. O biólogo referiu também que uma das componentes do projeto transfronteiriço é a melhoria e o aumento da disponibilidade alimentar para as espécies necrófagas, com supervisão veterinária.
No início deste projeto, em que a junta de Andaluzia é o principal beneficiário, estavam registrados quatro casais nidificantes de abutre-preto, sendo que atualmente, foi registado um aumento parta mais do dobro, com 10 casais nidificantes desta espécie identificados em 2019.
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional