28 Set. 2021

No 6º aniversário do Smart Jovem, Município reforça apoio a jovens que acreditam que é possível...

Regional 26 Abr. 2021

Em entrevista à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, falou-nos sobre os apoios à juventude por parte da autarquia, neste 6º aniversário da Smart Jovem, que se realizou hoje no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas. 

Sobre a iniciativa "Smart Jovem", o presidente explica que é um cartão que foi lançado pela câmara "o portador não tem de pagar para o ter, é gratuito, dirigido aos jovens e dá descontos de 50%, por exemplo na entrada do cinema na Câmara Municipal, na entrada das piscinas municipais", refere Nuno Mocinha. 

Neste âmbito, foi feito um conselho municipal da juventude e para além dos conselheiros normais, foram convidados alguns jovens que se destacaram pelo seu percurso. Desde as áreas de ação social, à cultura, ao desporto, ao empreendedorismo, às empresas. "No fundo, mostram bem o que é o dinamismo dos jovens, o querer participar, fazer e acreditar que é possível fazer", menciona. 

Foi também discutido um conjunto de outras ações, para além das que tinham sido já aprovadas e se encontram em curso, como: bolsas de estudo, transportes escolares, refeições, equiparar o escalão B e A. 

Assim, foram discutidas novas medidas e aprovado todo um conjunto de novas medidas, como exemplo:

- criar um dia dedicado ao desporto por mês;

- criar uma plataforma que seja dedicada em exclusivo aos jovens, para se colocar tudo o que seja relacionado à juventude, promovida nas redes sociais do município;

- programa "Voluntaria-te" - pessoas que se queiram voluntariar para determinadas ações e as IPSS que precisam de voluntários; objetivo de aproximar quem quer ajudar e quem precisa de ser ajudado;

- programa "Jovem Autarca" - simular a vida de um autarca desde as prórias eleições, até ao orçamento e colocar em prática o que foi aprovado em orçamento;

- programa "Orçamento Participativo" - a autarquia desafia os Elvenses a dizerem o que querem fazer com dinheiro que é colocado à sua disposição. Neste caso, estarão 25 mil euros disponíveis para se gastar em prol da comunidade, afirma o presidente.

Relativamente à cultura, desafiam os jovens a serem embaixadores do Museu de Arte Contemporânea para que possa ser promovido e levar mais jovens a visitar o mesmo. 

- programa " Arte Elvas" - desafiam os jovens a fazer arte pública, a mostrar o seu talento no contexto urbano. 

Nuno Mocinha salienta que, com estas iniciativas o objetivo "é mostrar ao concelho que os jovens conseguiram fazer alguma coisa por acreditarem que é possível". "Hoje jovens, amanhã homens", finaliza.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30