O Padre Luís Filipe Fernandes ocupa o cargo de Provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS) desde 2015, terminando o mandato em dezembro do presente ano.
Aos microfones da RC, o provincial faz “um balanço bastante positivo” desta missão, em que se tem empenhado no acompanhamento das “obras missionárias da congregação”, em Portugal, Espanha e “sobretudo na Guiné Bissau”.
Neste último, “estamos a crescer bastante e temos muitos projetos interessantes”, aponta.
O fator mais positivo que salienta, é a união e motivação da congregação “para a missão e para o serviço da Igreja”, assim como a superação “de algumas questões mais delicadas que vão surgindo no seio da Igreja”, como a falta de vocações. Neste sentido, afirma que está a ser desenvolvido um trabalho para “aprofundar a área da pastoral juvenil e vocacional”, sobretudo na Guiné Bissau, onde se regista “um florescimento de vocações”.
Na Guiné Bissau “falta tudo, desde um simples lápis ou caderno, a edifícios”
Padre Luís Filipe
Neste país africano, a CPPS está a investir na formação destes jovens “que agora querem descobrir a sua vocação, para que possam no futuro ser bons padres”, declara. Mas considerando que é um país pobre, surge também a necessidade de investir em infraestruturas e formar as pessoas para que possam manter as estruturas que forem instaladas.
Questionado sobre a forma como faz a gestão das diferentes realidades encontradas nos países onde a congregação faz missão, salienta a importância da equipa que o acompanhado, constituída por “pessoas preparadas para isso”, reconhecendo que são “realidades completamente distintas”.
Terminando a sua missão como provincial em dezembro do presente ano, e inquirido se está preparado para voltar a assumir o cargo caso seja novamente nomeado, declara - “preparado estou, porque estou por dentro de todos os assuntos e de todas as pastas, mas o Espírito Santo saberá quem quer escolher”.
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Agenda Cultural
30 Jan. 2023 Regional