13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Um “Quarto em Branco” em Montemor: Precisávamos de um espaço que cada hóspede pudesse fazer dele o que entendesse” diz o proprietário

Em Vila de Cabrela, capital nacional das filhós, situada a cerca de 20 km de Montemor-o-Novo, a Casa das Letras Bed & Books tem um Quarto do Nada. “Com uma casa plena de ‘peças, ícones e obras’, precisávamos de um espaço que significasse um livro em branco, algo que cada hóspede pudesse fazer dele o que entendesse e, como estamos rodeados de objetos na nossa vida, surgiu a ideia de ter o Quarto do Nada”, explica David Azevedo Lopes, proprietário deste projeto turístico diferenciador, acrescentando: “Este quarto era uma necessidade. Queríamos um lugar onde a imaginação ou a meditação se ocupasse do seu interior e é o que tem acontecido”.

Neste quarto, as pessoas levam um colchão de ioga e exercitam-se, ou dormem. Outras vão lá para ler e algumas fazem dele um espaço para as crianças brincarem. Há ainda quem peça para fazer uma massagem neste quarto. “É o Quarto do Nada por isso pode ser o quarto do tudo”, conclui Azevedo Lopes.

Para além deste quarto inovador há ainda outras estruturas para conhecer.

A Casa das Letras comporta três suites, cozinha equipada, sala, escritório, biblioteca, jardim e piscina. Com uma vida cheia, durante dois séculos o espaço foi Igreja, depois casa do povo, ainda creche e agora é a Casa das Letras Bed & Books, projeto onde a leitura ocupa um lugar central, seja pelas centenas de livros disponíveis, os espaços próprios para leitura e escrita em cada quarto ou mesmo pelos candeeiros livros. “Esta casa foi pensada até ao ínfimo pormenor no que diz respeito ao tipo de harmonia, propensa à leitura e à tranquilidade e a todos os objetos de decoração que dela fazem parte”, justifica David Azevedo Lopes. O piano, comprado num leilão perto de Ponte de Lima, pertenceu ao Rei D. Carlos, tem 120 anos, “toca maravilhosamente e o seu irmão de cauda está no Palácio de Vila Viçosa”. Faz parte de uma série de três pianos, encomendados a uma marca inglesa, em 1900, pelo Rei de Portugal, o Rei da Baviera e pela casa real inglesa. Os hóspedes, que dominem o instrumento, podem tocar neste piano único.

As três suites disponíveis na Casa das Letras Bed & Books (a partir de €90/ aluguer total desde €270) são temáticas. “Olissipolis” celebra a única capital dos descobrimentos – Lisboa –, disponibilizando um acervo de olissipografia muito razoável, mas também os poetas de Lisboa, as viagens e os navios em especial. Fernando Pessoa tem uma presença forte na oferta literária, assim como os livros e peças de navios do XIX e XX já desaparecidos. “Estevais”, é uma suite dedicada ao interior de Portugal, a montanha e as fragas. Teve a sua ignição em duas peças doadas pelo escritor Rentes de Carvalho – uma coleção de fotografias tiradas pelo próprio à sua Estevais transmontana e ao seu cacete, que “todos os transmontanos têm atrás da porta”, diz Azevedo Lopes, e é contemporâneo da casa retratada no seu livro “Ernestina”. Os livros trazem-nos Torga, Aquilino e muitos outros que evocam o país longe da costa.

Já no “Alentejo”, um quarto “exageradamente grande como todas as planícies alentejanas”, conforme descreve o proprietário, sendo “o maior quarto de turismo rural do Alentejo, com 53m2 e homenageia a nossa região e claro os seus autores”. E para respeitar todas as hipérboles, inclui um sanitário, com 12m2, paredes forradas de páginas de livros e apenas uma sanita e autoclismo. “O que mais pode desejar um amante de livros na sua privacidade?”, interroga David Azevedo Lopes.

Na Casa das Letras procuram saber as preferências literárias de quem os visita e entregam a “caixa do tesouro” à chegada. Lá dentro estão livros e CDs previamente escolhidos, uma coluna Bluetooth, uma ampola do tempo para lembrar que poupar tempo no duche é proteger o planeta e, claro, a chave do quarto. Com selo “Green Key” há pouco mais de um mês, este projeto hoteleiro é uma das seis unidades de turismo do Alentejo com um programa de sustentabilidade europeu.

Tem ainda uma programação cultural intensa e diversificada. Joel Neto, Fernando Alvim, Rui Nabeiro e José Luís Peixoto são alguns dos nomes a marcar a agenda da casa. São ainda promotores de atividades ligadas ao projeto de leitura pública com a comunidade de Cabrela. A Casa das Letras Bed & Books (Praça da República, 1, Vila Cabrela, tel. 265895044) é o “Lar Doce Ler” para quem procura o descanso, mas também para dar asas à imaginação.

Fonte/Foto: MSN

Populares