16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora e Fund. Eugénio de Almeida em projeto de pulverizadores de vinha inteligentes

A empresa Hexastep, em parceria com a Universidade de Évora e com a colaboração da Fundação Eugénio de Almeida, desenvolveu o projeto CARTS, destinado à aplicação racional de pesticidas, sobretudo em vinhas.

Este consiste num sistema inteligente de controlo da aplicação de pesticidas proporcionalmente ao volume de folhagem, em tempo real, através de sensores, controladores e atuadores.

Evitando o desperdício de químicos, o sistema apresenta simultaneamente vantagens ambientais e económicas.

Já foram realizados testes em propriedades da Fundação Eugénio de Almeida, que cedeu as vinhas e as máquinas agrícolas para tal, e segundo informações da empresa, o projeto CARTS (Canopy Adjusted Real Time Spraying), permitirá uma poupança entre os 25 e os 55%.

Os lucros da utilização do CARTS serão mais significativos em produções com mais de dez hectares, sendo direcionado para culturas verticais, sobretudo a vinha.

A Hexastpe é uma PME tecnológica, que surgiu em 2002, e que se dedica ao software e eletrónica em várias áreas, da indústria à agricultura. A empresa tem atividade em Évora, Almada, Holanda e Angola e emprega cerca de duas dezenas de engenheiros informáticos e eletrónicos.

Populares