Imprimir esta página

Alentejo

Volta ao Alentejo em Bicicleta: Conheça a edição 2021 da "Alentejana" apresentada em Reg.de Monsaraz(c/som)

Regional 16 Jun. 2021

 

Foi ontem apresentada ao público, em Reguengos de Monsaraz, a  38ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, edição que junta o 1º grande prémio CMTV e que vai estar na estrada de 23 a 27 de junho.

O início da prova será em Reguengos de Monsaraz e o final na cidade de Évora. Participam na prova 19 equipas, 12 portuguesas e 7 estrangeiras, sendo a prova composta por 6 etapas.

No dia 23 de junho, a prova terá início às 10h45 na Avenida António José de Almeida e vai sair da cidade de Reguengos de Monsaraz em direção a Mourão. Esta primeira etapa vai ter 194,5 quilómetros de extensão e vai passar também por Moura, Serpa e Mértola, até à meta final instalada em Beja.

A segunda etapa terá 195,5 quilómetros e vai ligar Almodôvar a Sines e a terceira será entre Alcácer do Sal e Mora (173,1 quilómetros).No dia 26 de junho realiza-se a quarta etapa de manhã entre Monforte e Castelo de Vide (85 quilómetros), localidade que vai receber de tarde um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros. A sexta e última etapa terá 162,9 quilómetros e vai ligar Portalegre a Évora.

Esta prova tem um total de 819 quilómetros mais 400 metros . A volta ao alentejo é organizada desde 2010 pela PódioEvents em colaboração com a CIMAC e vai percorrer 32 dos 47 concelhos do Alentejo.

W52/FC Porto, Louletano/Loulé Concelho, Efapel, Tavfer-Measindot-Mortágua, Antarte Feirense, Kelly–Simoldes–UD Oliveirense, Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, Rádio Popular/Boavista, LA Alumínios/LA Sport, Fortuna/Maia, Crédito Agrícola/Almodôvar e Sicasal/Miticar-Torres Vedras são as equipas portuguesas participantes.

Já o “contingente” estrangeiro é constituído pelas equipas da Caja Rural, Euskaltel, Burgos, Kern Pharma, todas de Espanha, Protouch, da África do Sul, Nippo Conti, da Suíça, e Swift Carbon, do Reino Unido.

Pela quinta vez consecutiva, a prova vai começar em Reguengos de Monsaraz, no dia 23 deste mês, ligando esta cidade do distrito de Évora a Beja, num total de 194,5 quilómetros de extensão.

O diretor da prova, Joaquim Gomes, na sua intervenção referiou o cancelamento da prova no ano de 2010 dado o contexto pandémico em que o país se encontrava, recordou a sua vitória de 1988 e disse " é a sua volta de eleição mais do que a volta a portugal".

A "Alentejana" volta para a estrada para ser o grande evento desportivo do Alentejo.

Foto: Município de Reguengos de Monsaraz

Audio : Teixeira Correia