Elvas

Município de Elvas assina protocolo para alargamento da fibra ótica a 80% do concelho (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 02 maio, 2019

Decorreu esta quinta feira, 2 de maio, a assinatura do protocolo entre a Câmara Muncipal de Elvas e a Atice Portugal, para aumentar a cobertura de fibra ótica no concelho para 80%.

A Campanário esteve presente, e falou com Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, que disse que “existe um paradoxo no desenvolvimento, o que é que vem primeiro? As pessoas ou as infraestruturas?”

Num território de baixa densidade “onde não existem as infraestruturas dificilmente conseguimos atrair as pessoas”. Nuno Mocinha considera que “o interior pode ajudar o litoral”, justificando que “o interior pode dar tudo aquilo que de bom tem”, mas para isso são necessárias as “infraestruturas”.

“Se não tivermos infraestruturas não conseguimos atrair as pessoas para o nosso território”
Nuno Mocinha

O autarca assinala “a importância deste investimento” que irá permitir “colocar com a mesma distância alguém que vive em Elvas com alguém que vive em Lisboa”.

Este encurtar de ‘distâncias’ é para o autarca elvense um “investimento de inclusão, é colocarmo-nos ao mesmo nível independentemente de sermos um território de alta ou baixa densidade”.

Nuno Mocinha refere ainda aos microfones da Rádio Campanário que podem existir mais investimentos da Altice no concelho, referindo “a Altice está sempre convidada, ainda agora falámos de Arte Contemporânea”, ficando no ar a possibilidade de a curto prazo existirem novidades relativamente a novos investimentos.  

Em declarações à RC, o presidente-executivo Alexandre Fonseca afirma que os territórios do interior “representam vários desafios acrescidos”, mas que “será compensatório”.

Estes territórios requerem um investimento sempre mais avultado, no encurtamento de distâncias físicas às redes existentes, sendo que “uma parte não terá um retorno tão imediato como em áreas de maior densidade populacional”.

Investimento vai alargar "rede de fibra ótica até 80% das famílias e das empresas de Elvas"
Alexandre Fonseca

Ainda assim, a empresa toma a decisão de investir “10 milhões de euros em 2019” nos concelhos de Portalegre, Elvas, Campo Maior e Marvão, defendendo a importância destas melhorias para o “desenvolvimento das economias regionais”.

No concelho de Elvas, a Altice procederá ao “alargamento da rede de fibra ótica até 80% das famílias e das empresas”, ao alargamento da cobertura 4G no concelho e a “reforços nas antenas, nos sites móveis para melhorar a rede móvel”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31