7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Estremoz assinou protocolo com Ministério da Defesa Nacional. “Estremoz está a viver um dos seus melhores momentos em termos de iniciativas e de acontecimentos”, diz Luís Mourinha (c/som e fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz assinou terça-feira, dia 2 de junho, pelas 15h00, no Salão Nobre da autarquia, um Protocolo de Cooperação com o Ministério da Defesa Nacional.

A cidade de Estremoz passa a integrar a nova rede de locais do atual modelo de Dia da Defesa Nacional, recebendo todos os jovens cidadãos convocados e residentes em seis concelhos do distrito de Évora (Alandroal, Borba, Estremoz, Mora, Redondo e Vila Viçosa) e em dez concelhos do distrito de Portalegre (Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Crato, Elvas, Fronteira, Monforte, Sousel e Portalegre) num total de 1253 jovens convocados para Estremoz.

Após a leitura e assinatura do Protocolo, o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, falou à Rádio Campanário dizendo que “Estremoz está a viver um dos seus melhores momentos em termos de iniciativas e de acontecimentos, temos uma série de fatores positivos para a cidade e esta é mais uma medida que centraliza aqui a vinda dos jovens que completam 20 anos, virão conhecer Estremoz e certamente alguns se apaixonarão por esta cidade”.

Luís Mourinha avançou ainda a esta Estação Emissora que em setembro, Estremoz recebe as comemorações “enormes este ano, da Brigada de Intervenção rápida, o Governo fez a reestruturação das Forças Armadas e Estremoz vai ter aqui brevemente perto de 300 homens, o que vai ter um peso significativo na cidade e Estremoz volta a ser importante em termos militares, criando mais atividade económica no concelho”.

O Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, referiu que a sua visita a Estremoz foi “uma missão extremamente importante para os efeitos de cidadania, os nossos jovens de Estremoz e dos concelhos limítrofes vêm aqui prestar o seu dever militar que é o Dia da Defesa Nacional e em Estremoz têm uma relação de amor e pode haver alguns problemas de militares não serem desta zona e gostem de vir para Estremoz, ficam aborrecidos mas depois de cumprir a sua missão adoram estar em Estremoz”.

 “O Dia da Defesa Nacional é um dever militar que os jovens têm que cumprir obrigatoriamente e do ponto de vista da cidadania não poderia deixar de passar neste novo modelo do Dia da Defesa Nacional, estarmos representados em Estremoz”, salienta.

Alberto Coelho diz ainda que “é extremamente importante a dicotomia entre a Defesa e a Câmara Municipal”.

O Dia da Defesa Nacional constitui um evento que procura sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, destacando o seu caráter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo uma consciencialização para estas matérias e incutindo-lhes que a “Defesa Nacional é um dever de todos nós”.

Populares