13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Unidos e Protegidos Sob a Bênção de Nossa Senhora” – Presidente da Câmara de Vila Viçosa na Bênção dos Capacetes.

Nesta manhã de domingo, realizou-se no Santuário da Imaculada Conceição a cerimónia de bênção dos capacetes dos Bombeiros Voluntários do Distrito de Évora. A Rádio Campanário esteve presente e conversou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança.

O Dr. Inácio Esperança destacou a importância deste dia para Vila Viçosa, especialmente após a celebração do Dia da Família da arquidiocese na véspera e a celebração da Santíssima Trindade hoje. “Esta bênção dos capacetes, uma iniciativa que começou há cerca de sete anos com a corporação de Vila Viçosa, rapidamente se estendeu a todas as corporações do distrito. Os bombeiros vêm aqui ao Santuário da Mãe, ao Santuário da Imaculada Conceição, porque sentem e precisam desta proteção divina, especialmente para a época de incêndios de 2024 que agora começa,” explicou.

A iniciativa teve origem na Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, contando desde o primeiro ano com a participação de todas as corporações. “Apesar da pausa durante a pandemia, muitos bombeiros, sendo cristãos ou não, gostam de vir e sentir a proteção, porque acreditam que Nossa Senhora os pode proteger nas suas missões,” afirmou o presidente.

O Dr. Inácio Esperança sublinhou ainda a importância deste momento para os bombeiros, que se unem e ganham força juntos, e para Vila Viçosa, que se torna novamente o centro de atenção com a presença de todas as corporações do distrito e da Federação de Évora. “No dia 15 de maio, durante o mês de maio, começa a fase mais aguda do DECIR, o dispositivo especial de combate a incêndios. O que aqui vêm pedir é proteção para eles e para os seus camaradas nas várias missões que vão ter ao longo do ano, que esperamos não sejam muitas,” concluiu.

A cerimónia de bênção dos capacetes simboliza a busca de proteção divina numa época de grande exigência e perigo. A Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora continua a trabalhar para fortalecer a união e o espírito de corpo entre as diversas corporações, garantindo sempre a melhor preparação para enfrentar os desafios que se aproximam.

Populares