9.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora: Catedrática Maria Irene Ramalho recebeu Prémio Vergílio Ferreira

A ensaísta Maria Irene Ramalho, vencedora do prémio Vergílio Ferreira, promovido pela Universidade de Évora, recebeu hoje o título conquistado na última edição do prémio, tornando-se a 28ª personalidade da literatura a integrar a galeria dos galardoados com este prémio.

A sessão pública para entrega do Prémio realizou-se esta tarde  no Colégio do Espírito Santo, em Évora.

Professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos, sagrou-se vencedora do prémio “pelo seu contributo para o incremento do diálogo entre a literatura portuguesa e as literaturas Anglo-Saxónicas e em geral pela internacionalização da literatura portuguesa” entendeu o júri, tal como a Rádio campanário noticiou à data em que foi conhecido o nome de Maria Irene Ramalho como a vencedora da edição de 2024.

Maria Irene Ramalho conta com inúmeras publicações em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa, estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas.

A entrega do prémio  acontece anualmente a 01 de março,  por ser a data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio.

O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído, pela primeira vez, a Maria Velho da Costa, mas ao longo dos anos outros nomes se destacaram como vencedores, entre eles  Mia Couto, Agustina Bessa-Luís,  Vasco Graça Moura, Lídia Jorge e o  escritor Ondjaki.

Populares