15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora e Altice instalam microbiblioteca no Colégio do Espírito Santo

O Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora terá em funcionamento uma cabine de leitura que resulta de uma parceria entre a Fundação Altice e a Universidade de Évora, no âmbito do projeto Universidade Saudável (USE) da academia eborense. A inauguração da microbiblioteca realiza-se no dia 9 de maio, às 16h30, com a presença da Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, de Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice e do Coordenador da USE, Miguel Elias.

A cabine de leitura é um projeto dinamizado no âmbito do Programa de Responsabilidade Social da Fundação Altice. Terá como objetivo a dinâmica estabelecida através da troca de livros “Levar, doar, ler, devolver” e a interação com a comunidade académica e também com a comunidade exterior.

O espaço e a sua dinamização estão incluídos no papel social da biblioteca, de preservação do conhecimento, promoção cultural, sobretudo pelo apoio à construção do saber por via da partilha na leitura. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve e informal, de acordo com os promotores.

As micro bibliotecas funcionam em antigas cabines telefónicas requalificadas para fins pedagógicos e culturais, tornando-se assim num ponto de interação e dinamização cultural com os leitores onde são instaladas. O projeto inspira-se num movimento iniciado na aldeia de Westbury-sub-Mendip, em Inglaterra, onde os moradores transformaram as cabines nas mais pequenas bibliotecas do mundo. A Fundação Altice iniciou a implementação desta ideia em Portugal no ano de 2013, tendo instalado já cerca de 50 espaços espalhados em todo o território nacional.

O projeto Universidade Saudável da Universidade de Évora (USE) tem vindo, desde 2016, a organizar inúmeras atividades, estas têm contribuído para interiorizar na comunidade universitária o conceito de saúde a partir de uma perspectiva ampla, livre e participativa ao criar condições de trabalho e promover a adoção de hábitos de vida saudáveis por parte da comunidade académica.

Fonte: Nota de Imprensa

Populares