4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora: PSD debateu curso de Medicina e alojamento social com a Reitora

Foto: PSD - Concelhia de Évora

O PSD reuniu no passado dia 18 de julho com a Magnifica Reitora da Universidade de Évora, Professora Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar.

 

Henrique Sim-Sim, Presidente da Concelhia de Évora e Vereador na CME, Patrícia Raposinho, Vereadora na CME, e Sónia Ramos, Presidente da Distrital de Évora e Deputada à Assembleia da República, conversaram longamente com a Professora Hermínia Vasconcelos Vilar sobre a atualidade da Universidade de Évora, assim como dos seus projetos futuros.

O modelo de financiamento da Universidade, os novos cursos na área da saúde e a Licenciatura em Medicina, o regresso da Licenciatura em Arquitetura Paisagística, mas também a afirmação de Évora Cidade Académica, a relação da Universidade com a comunidade local e a ligação ao mundo empresarial, o Campus Sul, o apoio social e a necessidade das novas residências para estudantes e investigadores, foram alguns dos temas abordados.

Sónia Ramos referiu que “o PSD tem estado na primeira linha da frente na luta pela concretização da Licenciatura de Medicina em Évora, considerando que este é um passo muito importante para a fixação de Médicos na região e para alavancar o cluster da Saúde ligado ao Hospital Central do Alentejo. De acordo com informação que recolhemos hoje, em setembro, previsivelmente, será constituída uma Comissão Interna da Universidade para avaliar o modelo de criação do curso de medicina. Esta, como referi, é uma bandeira desde sempre acarinhada pelo PSD do distrito de Évora e cuja concretização desejamos, pelo que estaremos vigilantes e disponíveis para ajudar esta instituição âncora na prossecução destes objetivos.

Por seu lado, Henrique Sim-Sim, Presidente da Concelhia de Évora do PSD referiu que “é urgente encontrar soluções para a questão do alojamento dos estudantes e dos investigadores deslocados, uma vez que o mercado de arrendamento em Évora não responde cabalmente a esta situação e que as residências de estudantes cobrem apenas 10% das necessidades verificadas. Será por isso muito importante aproveitar os fundos do PRR para reabilitar e construir novas residências para estudantes.

Henrique Sim-Sim afirma ainda que “Universidade de Évora é central no desenvolvimento regional e da nossa cidade, devendo o Município de Évora assumir-se decididamente como um parceiro ativo desta instituição, ser facilitador de processos para criar valor económico e social, e contribuir para a afirmação nacional e internacional da nossa Universidade“.

Populares