8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora reúne especialistas em sistemas agrícolas em conferência internacional!

Entre 10 e 14 de abril, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora vai ser o anfitrião da 14ª Edição da Conferência da International Farm Systems Association (IFSA 2022). Esta conferência promovida pela International Farm Systems Association (IFSA) realiza-se a cada dois anos e reúne dezenas de investigadores, técnicos da administração e agentes do setor agrícola na discussão do conhecimento e inovação no funcionamento e viabilidade dos sistemas agrícolas, assim como da sua inserção no território rural e interação com o capital territorial.

“Face aos desafios das alterações climáticas e do processo de mudança acelerada do território rural do Alentejo, esta discussão baseada em dados e na evidência científica é extremamente relevante. Pode permitir identificar soluções inovadoras para as grandes questões que se colocam ao uso dos recursos naturais e sociais, e à preservação e valorização dos ativos de cada território. Soluções implementadas e estudadas noutros contextos na Europa e no mundo podem revelar caminhos não sós inovadores como inspiradores”, refere Teresa Pinto Correia, Presidente da Conferência, Professora Catedrática da Universidade de Évora e Diretora do MED.

As apresentações e debates no IFSA2022 estão organizadas nos seguintes temas: 1) Serviços de apoio à inovação; 2) A interseção da ciência e da prática: perspetivas do sistema agrícola; 3) A agroecologia como resposta às alterações climáticas; 4) Sistemas alimentares, redes e estruturas de apoio; 5) Tecnologias inteligentes em sistemas agrícolas e alimentares; 6) Integração paisagística da agricultura.

Do programa do evento farão parte como oradores convidados Helena Freitas (Professora  Catedrática da Universidade de Coimbra e Coordenadora da Cátedra UNESCO – Biodiversidade  e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável), Jørgen Primdahl (Professor Catedrático no  Departamento de Paisagem e Floresta da Universidade de Copenhaga, Dinamarca); Sergio  Schneider (Professor Catedrático de Sociologia, Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil) e Ika Darnhofer (Professora Catedrática  no Instituto de Economia Agrícola e Florestal da Universidade de Viena, Áustria).

Neste evento terão lugar sessões plenárias, comunicações orais e em poster, e um curso intensivo para estudantes de doutoramento sobre “Systems Thinking in Practice (STiP) in PhD Research”. A inscrição na Conferência mantém-se abertas até hoje, dia 1 de abril.

Destaca-se ainda a apresentação do manual” Governance for Mediterranean Silvopastoral  Systems: Lessons from the Iberian Dehesas and Montados” pelos seus editores (Teresa Pinto Correia, Maria Helena Guimarães, Gerardo Moreno, Rufino Acosta Naranjo) no dia 11 de abril, entre as 16h e as 17h30, na Sala 124 do Colégio Espírito Santo (evento aberto a todos os

interessados). Os autores desejam que este manual seja uma mais valia para as universidades e institutos de investigação, agentes políticos e grupos de interesse, como ONGs, que pretendam entender melhor a relevância do fator humano nos sistemas silvo-pastoris e usar esse conhecimento para encontrar soluções sustentáveis. Esta obra pretende colmatar a falha de conhecimento sobre os sistemas silvo-pastoris e as suas tendências de mudança, acrescentando a dimensão humana, com detalhes suficientes para inferir sobre as novas soluções de governança necessárias para enfrentar os múltiplos desafios enfrentados por estes sistemas.

O IFSA2022 é organizado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora em conjunto com a International Farm Systems Association e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, da Câmara Municipal de Arraiolos, da EDIA, S.A., do Museu da Luz, do Crédito Agrícola – Alentejo Central e da Diana Fm.

Populares