18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Universidades estão a ser perseguidas”, frisa Reitor da Universidade de Évora, Carlos Braumann (c/som)

O reitor da Universidade de Évora (UÉ), Carlos Braumann, deixou um alerta à situação orçamental das universidades, em discurso proferido, salienta que “estas estão a atingir o limiar da sustentabilidade”, salientando que não se trata do caso particular da UÉ, mas sim “de um panorama geral”.

À Rádio Campanário, o reitor, Carlos Braumann, frisou que “as medidas de eficiência, que a universidade tem vindo a aplicar, não são infinitamente elásticas e desta forma, a sofrer cortes sucessivos, o ensino superior pode correr graves riscos”. O responsável diz que “espera um ajuste nas reduções remuneratórias”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/UE_CRISE_5nov.MP3{/play}

Carlos Braumann considera que a rede de ensino superior “pode ser reorganizada”, mas nega estar “superdimensionada”, porque precisa estar preparada para suportar o aumento de percentagem de jovens que segue para o ensino superior e “satisfazer as enormes necessidades de formação ao longo da vida”. O ensino superior tem um “papel fulcral na inovação e no desenvolvimento regional e nacional”, pelo que não deve sofrer “cortes deliberados, talvez um erro de cálculo”.

Foto.: D.R.

Populares