14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vaga de calor provocou mais de 130 mortes, este verão, no Alentejo (c/som)

A Direção Geral da Saúde (DGS) divulgou esta semana o “Relatório da onda de calor de 23/06 a 14/07 de 2013 em Portugal Continental”, com os resultados do estudo do impacto, que a onda de calor, verificada naquele período, teve na saúde da população designadamente na procura dos serviços de urgência, nas chamadas para a Saúde 24, nos pedidos de ajuda para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e na mortalidade.

Segundo o documento apresentado, a onda de calor teve “um impacto apreciável” na saúde da população, tendo todos os indicadores registado subidas, “com especial destaque para a mortalidade”, em relação à qual foi estimado um excesso de 1684 óbitos, o que correspondeu a um aumento relativo de 32%.

Este excesso de mortalidade foi mais elevado nas mulheres (45%) em comparação com os homens (21%), e na população acima dos 75 anos de idade. Abaixo deste limiar de idade, foram observados excessos de mortalidade entre os 45 e os 74 anos, mas “não se revelaram estatisticamente significativos”.

A Rádio Campanário, Isabel Marinho Falcão da Direção Geral da Saúde, que falou sobre os dados registados no Alentejo, não tendo sido uma das regiões mais afetadas, tendo uma excedido a estimativa em 136 óbitos, bem como uma maior procura nas urgências.

{play}http://radiocampanario.com/sons/direcao_geral_da_saude_5nov.MP3{/play}

As zonas mais afetadas, em termos de impacto na mortalidade, foram o Norte (com um aumento de 41%) e o Centro (com um aumento de 36%). Tendo a tingido o pico de mortes ocorrido entre os dias 6 e 11 de julho, com um máximo no dia 8 de julho, correspondendo ao aumento de óbitos de 105%. Este dia foi antecedido pelos três dias em que a temperatura média máxima nacional atingiu o seu máximo (38ºC).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ocorreu em Portugal continental uma onda de calor entre 22 e 30 de junho, em particular na região Centro, que variou entre sete e nove dias.No dia 3 de julho iniciou-se uma nova onda de calor que se prolongou até ao dia 13, na região de Trás-os-Montes, e que abrangeu quase todo o território nacional.

Populares