12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

VI Festival dos Grous: Educação e biodiversidade em Campo Maior

O arranque da segunda fase do VI Festival dos Grous aconteceu a 1 de fevereiro, com a exibição de um documentário para a comunidade educativa. Os estudantes do 7º e 8º ano da Escola Secundária de Campo Maior assistiram ao documentário “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”, que se foca na riqueza da biodiversidade e nos segredos da paz dos montados no Alentejo e na Espanha.

No dia seguinte, 2 de fevereiro, numa ação integrada ao projeto Eco-Escolas, a equipa do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em colaboração com os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e de Informática e Sistemas, organizou um passeio sensorial pela natureza e diversas atividades no Centro Ambiental do Xévora, destinadas ao pré-escolar do CEAN e à Unidade de Ensino Especializado e Estruturado do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, contando com a presença da vereadora São Silveirinha.

Paralelamente, os alunos do 6º ano, juntamente com o Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, exploraram o Castelo de Ouguela para observar a biodiversidade local e as aves que por lá voam. No Centro Ambiental, foi montada uma exposição sobre os grous e a avifauna do concelho de Campo Maior.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente do Destacamento Territorial de Elvas, fez uma apresentação sobre a relevância da natureza e da biodiversidade, falando dos cuidados a ter em passeios ao campo e dos procedimentos em caso de encontro com uma ave ferida. Durante a tarde, os estudantes do Curso Profissional de Turismo Ambiental participaram na instalação de caixas-ninho para rolieiros na ZPE de Campo Maior, num esforço conjunto com a E-Redes.

O VI Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em colaboração com a Câmara Municipal de Campo Maior, inserido no projeto Eurobird, com apoio do Interreg e do FEDER. Este evento conta ainda com a parceria do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, da GNR – Guarda Nacional Republicana, SEPNA, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro, Gin Atalaya e Adega da Torre.

Populares