24.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Viana do Alentejo prepara programa para comemorar os 542 anos da assinatura do Tratado de Paz de Alcáçovas

No âmbito das comemorações dos 542 anos da assinatura do Tratado de Paz de Alcáçovas, o Município de Viana do Alentejo preparou um programa para os dias 3 e 4 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, com transmissão em direto no facebook.

Na sexta-feira, dia 3, a partir das 18h00, Bela Mestre apresenta o livro “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana.

Segundo o comunicado enviado à nossa redação, o livro reúne 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da própria autora e na pesquisa oral que efetuou em conversas com a população. O projeto deu origem a uma exposição com o mesmo nome que será inaugurada após a apresentação do livro.

No dia 4, sábado, pelas 10h30, a ceramista Helena Garcia vai dinamizar um atelier de cerâmica, seguido da apresentação do Projeto Mural “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, pelas 17h00, que dá início à construção de um mural aberto à participação da população, que vem celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo das gerações.

Pelas 18h30 tem lugar a Conferência PAGUS “D. João, Marquês de Montemor e Senhor das Alcáçovas. Aspetos biográficos e políticos”, com a participação de Jorge Ferreira. A conferência retrata a personagem histórica de D. João de Bragança que acabou por ser vítima da ação centralizadora e «modernizadora» de D. João II e remetido para o lado negro da História.

Populares