10.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila medieval de Monsaraz vai ter plano de salvaguarda e valorização.

O município de Reguengos adjudicou recentemente um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz, que terá por objetivo promover a reabilitação do património cultural e edificado da vila medieval.

 Em 1996 o do Gabinete Técnico Local de Monsaraz já tinha elaborado um plano com os mesmos propósitos, mas o trabalho acabaria por não ser executado. Agora, quase duas décadas depois, a autarquia reguenguense fez saber que o plano vai mesmo avançar, de forma a afirmar a preservar a identidade histórico-cultural da localidade, conferindo-lhe um carácter museológico-vivencial, dinamizando assim a vertente turístico-sócio-económica no contexto da paisagem do Alqueva.

O Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz abrange uma área com cerca de 23 hectares e implicará alterações ao Plano Diretor Municipal, nomeadamente em relação à definição dos indicadores e parâmetros urbanísticos e transformação de uso do solo. A delineação de uma zona especial de proteção terá como referência as diretrizes da Convenção Europeia da Paisagem, assinada em Florença a 20 de outubro de 2000.

 

A elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz terá quatro fases que em conjunto significam um prazo de 180 dias, a que acresce o tempo necessário dos procedimentos para análise, decisão e aprovação das entidades competentes. A equipa técnica do projeto engloba a participação de um arquiteto, um engenheiro civil, um arquiteto paisagista, um urbanista, um licenciado em Direito e um arqueólogo, a que se podem juntar outros técnicos.

Populares