8.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa celebrou a sua integração na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial com um beberete e um concerto de José Cid. Veja as imagens (c/som e fotos)

Para celebrar a inclusão da candidatura “Vila Viçosa, vila ducal renascentista“ na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial, o município calipolense promoveu, no passado domingo, dia 5 de junho, um beberete e um concerto com José Cid e a sua banda bem como um espetáculo de fogo de artifício.

Foram várias as centenas de calipolenses que se juntaram à celebração que foi pautada por alegria e diversão.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e falou sobre estas comemorações com o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, que nos disse que “é um dia importante para Vila Viçosa e para a região tendo em conta que durante mais de uma década o município, os colaboradores do município, instituições locais, regionais e algumas  personalidades encetamos uma caminhada  com o objetivo de inscrever Vila Viçosa nos bens classificados pela UNESCO”. Realçando que “conseguimos agora vencer a primeira etapa importantissíma, entrar na Lista Indicativa, estamos acompanhados de outros 21 bens propostos “.

De acordo com o autarca “esta candidatura (…) deixou de ser uma candidatura do município para passar a ser uma candidatura nacional de forma que vamos iniciar em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros , com a Comissão Nacional da Unesco todo processo para que o Estado português decida o mais rapidamente possível apresentar a própria candidatura à Unesco”.

Instado a revelar se está confiante da classificação Vila Viçosa a Património Mundial da Humanidade da Unesco revelou que “esta primeira etapa foi conseguida com muito êxito resultado de um trabalho persistente , foram catorze anos , pode parecer muito tempo mas neste tipo de processos não é porque obriga a muitos estudos, a reflexões e de fato catorze anos foi o tempo suficiente  para que se pudesse apresentar por três vezes o pedido na Unesco “. Acrescentando que “costuma o nosso povo  dizer que à terceira é que vai de vencida, assim foi e o trabalho vai-se iniciar como disse agora com os nossos parceiros, com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa que na fase terminal deste processo colaboraram com o município na reformulação do documento, com a Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Fundação da Casa de Bragança, no fundo, todas as estruturas nacionais que estão envolvidas neste tipo de processos”.

Manuel Condenado destacou ainda que “vamos organizar esta candidatura para que de facto seja uma candidatura de sucesso”.

A esta Estação Emissora o artista musical , José Cid, falou sobre a inclusão de “Vila Viçosa, vila ducal renascentista” na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da Unesco, salientando que “é uma vila ancestral  lindissíma, com muita tradição, com muita história e eu só tenho a dizer que estou muito contente com este convite e vou fazer os possíveis por fazer um grande concerto “.

Quanto ao sucesso obtido com o seu mais recente albúm “ Menino – prodigío”, o músico conta-nos que “valeu a pena foi nomeado o melhor albúm do ano de 2015 pela Sociedade Portuguesa de Autores, são poetas, músicos, pintores, escritores,  enfim gente da cultura e isso para mim é extremamente gratificante”.

José Cid anunciou que “já no dia 10 de junho, em Estremoz, irei realizar um concerto solidário completamente diferente puxado mais para a juventude e para a festa no qual farei um donativo a instituições de solidariedade social, o que me parece ser muito importante também as pessoas de Vila Viçosa colaborarem”.

Populares