14.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vila Viçosa é de enorme grandeza em figuras ilustres, um legado que devemos passar aos mais novos” diz Pres. da AM(c/som)

Tal como a Rádio Campanário já noticiou, Bento de Jesus caraça, ilustre calipolense, Matemático e Cientista, foi esta manhã homenageado junto à sua estátua, na Praça da República, numa iniciativa organizada pela associação VIVV Viver Vila Viçosa, que assinalou assim o Dia do nascimento deste prestigiado matemático e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios .

Joaquim Viegas, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa marcou presença e em declarações à Rádio Campanário sublinhou a importância de preservar o legado que estas ilustres figuras nos deixaram. O Presidente da Assembleia começou por nos referir “Vila Viçosa é de uma enorme grandeza em termos de figuras ilustres , umas que já passaram e outras que estão agora na atualidade” dando os parabéns à Associação promotora da iniciativa por “evidenciarem a memória de todos estes ilustres que nos deixaram um enorme legado.”

Questionado pela Rádio Campanário se considera relevante manter vivo o legado deixado por estas personalidades até para que as gerações mais novas possam conhecer a sua importância, Joaquim Viegas frisou “temos que criar o hábito de passar essa mensagem e nisso ainda temos um longo caminho a percorrer; há que dar a conhecer o vasto e rico legado que nos foi deixado e que muitas vezes passa nos passa despercebido.”

Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901 em Vila Viçosa. Com pouco mais de dois meses, foi com os seus pais, trabalhadores agrícolas em Redondo, onde o pai trabalhava como feitor da Herdade da Casa Branca e foi nesta Vila que passou a sua infância. Distinguiu-se nas áreas da ciência e matemática. Será para sempre recordado pela célebre frase “não temo o erro porque estou sempre disposto a corrigi-lo “.

Vila Viçosa, terra onde nasceu, prestou-lhe homenagem e mantém viva a sua memória através da Casa Bento de Jesus Caraça, que nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa, a Fundação da Casa de Bragança (proprietária da casa) e a Fundação Mário Soares (detentora de toda a obra de Bento de Jesus Caraça) , um espaço de evocação a este ilustre calipolense, à sua vida e obra.

Populares