4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Encarregados de Educação de São Romão chegaram a um acordo com a autarquia de 50% relativamente aos transportes escolares (c/som e fotos)

Depois de se terem concentrado por três vezes, á porta da Câmara Municipal de Vila Viçosa, os Encarregados de Educação da Freguesia de Ciladas, reuniram com o Autarca Manuel Condenado, tendo estes chegado a um entendimento relativamente aos transportes dos alunos para a referida freguesia.

Após a reunião com a autarquia, os Encarregados de Educação e as crianças desmobilizaram, reunindo-se posteriormente ao início da noite em São Romão, uma reunião a que a Rádio Campanário assistiu e falou com o representante dos Pais, António Cordeiro.

Questionado sobre a forma de protesto adotada para atingirem os objetivos, António Cordeiro diz que “todas estas situações, surgiram nestas pequenas reuniões que fomos fazendo, com as opiniões dos pais”, afirmando que “houve várias propostas, de todas elas esta foi a mais consensual por parte dos pais, que seria a forma mais indicada”.

Sobre as conversações com a autarquia, António Cordeiro, afirma que “tentamos o diálogo por várias vezes e fizemos fazer circular a informação através da Junta de Freguesia”, onde foi entregue um pedido de transporte com a assinatura de todos os pais, acrescentando ainda que “a partir daí desenrolou-se todo um processo por falta de canais de comunicação”.

O representante dos pais diz ainda que, depois de enviado o pedido com a assinatura de todos, não foi pedida de forma oficial mais nenhuma reunião com o executivo, afirmando que “houve pais que tiveram contactos presenciais com o executivo, mas os resultados não sabemos de concreto, porque essas informações apenas nos chegavam do diz que disse”.

Sobre as duas manifestações, António Cordeiro refere “tentámos estar presencialmente, para mostrar que na realidade os miúdos estão muitas horas sem autocarro”, acrescentando ainda “que o aconteceu na segunda-feira, são episódios que acontecem e são episódios desagradáveis”.

Sobre a reunião realizada esta terça-feira, entre os pais e o executivo, o representante esclarece a “autarquia propôs-nos apresentar em reunião de camara a proposta de um protocolo com a Rodoviária e criar uma carreira às 14 horas para São Romão, todos os dias”, tendo sido solicitado pelos pais o autocarro das 17, sendo que a “autarquia mostrou-se indisponível”, afirmando ainda que os pais iriam tentar “arranjar alguém, ou nós próprios que pagássemos o autocarro das 17 horas, requisitando o autocarro da autarquia”, adiantando ainda que “falamos com a Junta de Freguesia, para que esta se chegue à frente em todo este processo, porque também tem uma palavra a dizer sobre isto”.

 

 

Por sua vez o Presidente da Junta de Freguesia de Ciladas, José Andrade, refere que “houve a sugestão de que poderia ser a Junta a assumir o autocarro das 17h15, sendo que agora vamos reunir e ver se há possibilidade haver essa ajuda”. O Presidente da Junta afirma que “da minha parte acho que não deveria ser os pais a suportar o valor” de cerca de 4 euros a cada, deixando assim em aberto a possibilidade da cedência do segundo autocarro.

 

 

A Rádio campanário falou ainda com Maria Emília Lagareiro, Encarregada de educação da jovem de 15 anos agredida, nos confrontos ocorridos na segunda-feira, que nos disse “apresentei hoje (3 de Novembro) queixa na GNR por agressão e já foi vista pela Instituto de Medicina Legal”

 

 

De referir que até ao momento, a Autarquia de Vila Viçosa ainda não se prenunciou sobre este assunto, apesar de vários contactos por parte da Rádio Campanário.

 
 

Populares