17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Inaugurada Exposição de Metrologia” que “pode permitir às novas gerações (…) olharem para aquilo que antigamente se fazia”, declara Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Nascimento (c/som e fotos)

Com o objetivo de manter viva a memória do “aferidor municipal” e dos pesos e medidas usados antigamente, a Câmara Municipal de Vila Viçosa organizou uma Exposição de Metrologia que foi inaugurada no passado sábado, dia 23 de abril, pelas 15h00, no Museu Agrícola e Etnográfico (antiga Estação da CP de Vila Viçosa).

Recorde-se que a necessidade de medir as coisas é muito antiga e remete à origem das primeiras civilizações. Por um longo período de tempo cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, que era estabelecido a partir de unidades arbitrárias e imprecisas como, por exemplo, as baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, braça).

 Às Câmaras Municipais coube o papel de verificar a exatidão dos pesos e medidas existentes na sua área de intervenção, sendo criada a figura do “aferidor municipal”, que tinha o papel e estava munido com instrumentos que permitiam verificar a exatidão dos pesos e medidas em uso nos diferentes estabelecimentos comerciais.

À reportagem da Rádio Campanário, O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento, explicou que o espólio que pode ser visitado, estava guardado no armazém da Câmara Municipal de Vila Viçosa “e a perspicácia do senhor Araújo, o Diretor do Museu Agrícola e Etnográfico, que foi sabendo que havia estas peças aqui e acolá, pensou nesta exposição de metrologia. Ele também tem muito espólio que é da sua pertença, e as peças dele e mais as da Câmara Municipal, dão esta exposição exemplar, não só para revivermos aqueles que eram os pesos e medidas de antigamente, mas também pode permitir às novas gerações, aos jovens estudantes que estão agora no ensino primário e básico, olharem para aquilo que antigamente se fazia”.

Acrescenta que o Museu Agrícola e Etnográfico, “não é um espaço estático, é um espaço que é dinâmico e pretendemos que este Museu e o do Mármore possam apresentar exposições temporárias. Esta é a terceira que ocorre aqui no Museu Agrícola e Etnográfico (…)”.

Para Eduardo Araújo, Diretor do Museu Agrícola e Etnográfico, a exposição mostra “tudo o que está relacionado com pesos e medidas (…)”, expressando que não foi difícil organizar a exposição, “valeu-me um livro que adquiri e que me deu luz sobre muitas peças que eu nem sabia para que serviam”.

Populares