18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz: Feira do Livro abriu com múltiplas atividades. “É um momento anual em que colocamos na casa das pessoas alguns milhares de livros”, diz José Calixto (c/som e fotos)

Decorreu no passado sábado, dia 23 de abril, a abertura da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz que vai decorrer até ao próximo dia 1 de maio no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. A vigésima edição da Feira do Livro é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e vai estar aberta ao público nos fins de semana e feriado entre as 10h00 e as 23h00 e durante a semana das 14h00 às 22h00.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de abertura do evento e falou com o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca salientou a importância do espaço onde se realiza o evento, e onde a Feira do Livro “tem a hipóteses de ter outro tipo de atividades (…) e este ano concertar este evento com as comemorações do 25 de Abril, porque temos aqui um Parque de Feiras e Exposições adequado para isso”.

Acrescenta que o objetivo desta Feira passa pelo “envolvimento de toda a comunidade e é sempre muito importante, todas as atividades que a comunidade escolar e algumas valências da Santa Casa da Misericórdia e de outras instituições têm nesta Feira e nessa medida precisa-se de espaço e de ter as condições que temos aqui e contamos, naturalmente, vender muitos livros porque é um dos objetivos fundamentais da feira, colocar a leitura nas prioridades, nomeadamente das classes mais novas, mas de toda a população”.

José Calixto destaca que “o Alentejo tem tido algum insucesso em termos da instalação de bibliotecas nas médias e pequenas cidades e vilas, porque as grandes superfícies têm um impacto que nós sabemos qual é. De qualquer forma este é um momento anual em que nós colocamos na casa das pessoas alguns milhares de livros”.

Expressa que na Feira estão cerca de 7 mil livros, “um número muito significativo e que nós não conseguíamos ter na nossa Biblioteca Municipal pela dificuldade de os colocar todos e por isso a mudança para este espaço”.

De salientar que no primeiro dia o programa apresentou às 16h00 um show cooking com Luís Leitão (Restaurante A Moira) e foi contado o conto “A Noite Luminosa”. A cerimónia de abertura da Feira do Livro decorreu às 17h00 com a atuação de Angie del Riego, que interpretou “Cante Bohemio de los Mundos”, tendo sido inaugurada a exposição de pintura desta artista, intitulada “Mundos y Culturas Viajeras”. À noite, pelas 21h30, decorreu um espetáculo musical com Luís Caeiro, acompanhado à viola por António Caeiro e à guitarra por António Barros.

 No segundo dia deste evento cultural, às 17h30, foi lançado o livro “O Ensino Primário no Concelho de Reguengos de Monsaraz”, de Ilídio Tavares, que é a quinta publicação da coleção “A Nossa História”, editada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. No dia 25 de abril o programa integrou pelas 16h00 um workshop de provas de vinhos da Ervideira e a Hora do Conto com “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”. Às 17h00 houve um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e às 21h30 subiram ao palco os contadores de estórias Jorge Serafim e Margarida Junça.

Durante os dias 26 a 28 de abril, sempre às 14h00 decorre a iniciativa Seniores a Ler, entre as 14h00 e as 16h00 haverá ateliers de Origamis dinamizados pelo Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, e às 18h00 atuam os alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo. As noites serão preenchidas a partir das 21h30 com espetáculos musicais do Grupo Académico Seistetos (dia 26 de abril), do Coro Paroquial de Reguengos (27 de abril) e da classe de guitarras de Hugo Sofio (28 de abril).

 Na sexta-feira, 29 de abril, às 14h30, decorre a dramatização de “O Rapaz de Bronze”, pelos alunos do 5º C da Escola Básica nº1 de Reguengos de Monsaraz, e pelas 15h00 realiza-se o debate “A Corrupção”, a cargo dos alunos do 5º A e B da mesma escola. Às 18h00 atuam os alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo e às 21h30 serão exibidas várias curtas-metragens integradas no festival de cinema ambulante “Le Plein de Super”.

 No último fim-de-semana da Feira do Livro, sábado, pelas 10h00, sobem ao palco os alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo, às 17h00 será apresentado o livro “Alentejo Adentro”, de Aldina Cortes Gaspar, e às 21h30 será interpretado um excerto do bailado “O Lago dos Cisnes”, pela Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense e pela Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. A fechar, no dia 1 de maio, pelas 17h00, atua o Grupo Amigos do Guadiana.

Populares